TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade Socioambiental

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.816 Palavras (32 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 32

INTRODUÇÃO

A Responsabilidade Socioambiental é uma decisão tomada por empresas e organizações, voluntariamente, visando uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. Essa missão de valores ganhou força e começou a ser vista com maior ênfase nas ultimas décadas, por grandes organizações e empresas, as quais têm uma visão futurista e investem em uma Gestão de Qualidade voltada para o ambiente e o social, o que faz com que as pessoas as vejam com um extraordinário diferencial em comparação ás outras, aumentando assim seus lucros, sem deixar de cooperar por essa grande causa que é fazer com que as pessoas, em geral, funcionários, clientes e outros, tenham uma qualidade de vida melhor e um meio mais saudável ambientalmente; o que assim trará e cooperará para um desenvolvimento sustentável. Tal ideia foi implantada pelas grandes organizações, como a ONU, em questão dos problemas ambientais, causados pela evolução e intervenção do homem sobre o meio, e ao fato de que a limitação dos recursos, necessários para o funcionamento das empresas, ficaria cada vez maior. Maximiano (1999) afirma que:

“No princípio, as organizações precisavam preocupar-se apenas com a eficiência dos sistemas produtivos. Até certa altura, que se pode situar nos anos 60, essa foi a mentalidade predominante na prática da administração, refletindo a noção de mercados e recursos ilimitados. Em curto de espaço de tempo, essa noção revelou-se equivocada, porque ficou evidente que o contexto de atuação da empresas tornava-se cada dia mais complexo e que o processo decisório sofreria restrições cada vez mais severas. Um dos componentes importantes dessa reviravolta nos modos de pensar e agir foi o  crescimento da consciência ecológica, na sociedade, no governo e nas próprias empresas, que passaram a incorporar essa orientação em suas estratégias”.  (DONAIRE, 1999, p.11).

Embora, muitas organizações e empresas em diversas partes do mundo tenham adotado a Responsabilidade Socioambiental, há muitas, talvez a maioria, que sejam ignorantes em relação a esse tema e que assim só visam os conceitos básicos da administração e calculam que tal tese trará prejuízo á empresa ou organização, pois “na visão tradicional da empresa como instituição apenas econômica, sua responsabilidade consubstancia-se na busca da maximização dos lucros e na minimização dos custos e pouco além disso.” (DONAIRE, 1999, p.15).  

Entretanto, o que é um senso de responsabilidade socioambiental? Será que todas as empresas que dizem ter essa esta responsabilidade, sabe ao certo o que ela engloba e o seu real conceito? E como ser uma empresa com desenvolvimento sustentável, e consequentemente responsável para com o Meio e o social?

A partir da história da conscientização social e ambiental nas empresas e as políticas, técnicas e métodos que são necessários para uma empresa ser responsável, essas questões são o caminho para ter conhecimento sobre o tema e um desenvolvimento sustentável, o qual abrange os três pilares da Sustentabilidade: econômico-financeiro, ambiental e social.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

2.1 Responsabilidade Socioambiental

        A responsabilidade social está intimamente relacionada com práticas de preservação do meio ambiente. Assim, uma empresa responsável a nível social deve ser conhecida pela criação de políticas responsáveis a nível ambiental, tendo como um dos seus principais objetivos a sua sustentabilidade.

“A preocupação com o meio ambiente, antes restrita a pequenos grupos de artistas, cientistas e alguns políticos, extravasou para amplos setores da população de praticamente todo o mundo dado o elevado grau de degradação observado em todas as partes do Planeta.” (José Carlos Barbieri. 2006, p.20 e 21).

Meio ambiente seguro, consumo e produção sustentáveis, qualidade das relações e geração de valores para todos são palavras de ordem para o homem planetário, que busca empreender novas ações para a construção de um mundo melhor para o presente e para as futuras gerações.

Paulatinamente as pessoas foram adquirindo a consciência da responsabilidade com o ambiente em que vivem, com a qualidade de vida e com o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, bem como estão cada vez mais cientes da necessidade de se associarem para construir um mundo melhor.

Especialmente as empresas passaram a adotar novas políticas e princípios, em reconhecimento da responsabilidade socioambiental que decorre de suas existências na sociedade. O lucro expandiu seus significados, passando a contemplar uma faceta social: o lucro social. Além do retorno material, o exercício da atividade econômica consciente passou a objetivar a promoção de bem estar social e ambiental.

Mas, o que realmente é a responsabilidade socioambiental? É comum pensar que responsabilidade socioambiental é o resultado do investimento de valores em projetos sociais e ambientais. Esta é, acertadamente, uma medida de responsabilidade, dentre muitas outras possíveis.

[...] É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (Instituto ETHOS de empresas e responsabilidade social. Junho de 2005, p.25)

        Responsabilidade socioambiental, portanto, é uma postura, é a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade. 

“O contingente de pessoas preocupadas com o meio ambiente, que já é significativo, tende a crescer ainda mais à medida que as populações se dão conta de que os problemas ambientais não só afetam a qualidade de vida atual, mas comprometem a sobrevivência da própria humanidade” (José Carlos Barbieri. 2006, p. 21).

Ter responsabilidade social implica em pensar em desenvolver-se de forma sustentável, em criar uma estratégia de desenvolvimento econômico em sintonia com as demandas e questões sociais e a utilizar, de forma consciente, os recursos disponíveis no meio ambiente, permitindo a satisfação da necessidade atual sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem suas próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com