TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão de Teoria Geral de Administração

Por:   •  28/11/2017  •  Artigo  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DE REVISÃO

  1. “sou centralizador , só confio em mim mesmo, tenho resposta para tudo, só eu penso e eles se movimentam do pescoço para baixo”. Com base na Teoria DO é possível utilizar uma técnica que promova a mudança deste chefe. Descreve como funciona o modelo de Lewin e se você fosse um consultor como ajudaria neste processo. Resposta: Através do modelo de Lewin, esse modelo envolve três etapas distantes: congelamento, mudança e recongelamento. Em um campo dinâmico de forças que atua em vários sentidos. No congelamento velhas idéias e praticas são derretidas , abandonadas e desaprendidas. Na mudança , novas idéias e práticas são exercidas e aprendidas. No recongelamento novas idéias são incorporadas praticamente ao comportamento fazendo a integração dos funcionários e fazia reuniões para que pudesse haver uma interação entre os chefes e colaboradores. Técnicas para fazerem a melhoria do clima e cultura e ação de intervenção.

  1. Às vezes comparo a mudança de comportamento como alguém que teve que emagrecer de 120 para 80 kilos. A pessoa teve que mudar muito seus hábitos e ainda tem que manter o seu peso depois de todo sacrifício, isso é mais difícil ainda.” O Conceito de D.O. está relacionado aos conceitos de mudança e a capacidade que a organização tem em se adaptar a estas mudanças. Por isso, explique o que entende por mudança? Resposta: A mudança é a transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro diferente. Mudança implica cuptura, transformação, interrupção.
  1. A abordagem do líder de ontem era um tomador de decisão e alocador de recursos que perguntava a melhor maneira de explorar as habilidades de um funcionário em proveito da organização. Os funcionários eram vistos como ferramentas e recursos para o atingimento de metas do chefe”. Este trecho traz o líder num papel de desenvolvimento de pessoas, ou seja, uma mudança de atuação. Apresente o modelo proposto por Lawrence e Lorsch. E, explique de que forma este modelo pode promover uma mudança de cultura numa organização. Resposta: Esse é o modelo mais usado, ele propõe um modelo de diagnostico e ação para o DO. Neste modelo o processo de DO possui quatro fases- Diagnostico, Planejamento da ação, Implementação da ação e Avaliação. Seus dois conceitos principais são: Diferenciação e Integração, e Refrontamentos. A cultura é o modo de vida própria que cada organização desenvolve com seus participantes , assim cada empresa possui sua própria cultura, que não é permanente. Esse modelo através do diagnostico ajuda perceber problemas específicos da organização (já que alguns aspectos são difíceis de perceber), através da integração faz com que todos os participem da mudança na implementação e avaliação das ações.
  1. A verdadeira forma de liderança é influenciar o indivíduo para que trabalhe entusiasmado para atingir metas e o comprometimento mutuo é fundamental como comportamento orientador. Defina o que é clima organizacional e diga como a Teoria do Desenvolvimento Organizacional pode ajudar. Resposta: Clima organizacional está relacionado quanto ao meio interno ou atmosfera psicológica de cada organização e está ligado ao moral e à satisfação das necessidades dos participantes e o DO vai atuar na mudança de comportamento, ajustando o individuo isso diria organizacional.
  1. O líder atual é um desenvolvedor de pessoas e construtor de relacionamentos duradouros”. Conceitue a Teoria Participativa e explique como o trecho em destaque pode se relacionar com tais conceitos. Resposta: Administração participativa é uma filosofia que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações. O trecho em destaque se relaciona com tais conceitos, pois fala do líder atual, que deixa de ser centralizada e permite que os funcionários participe das tomadas de decisão.
  1. Identifique se o texto apresentado tem relação com as características do perfil Z apresentado na Teoria Participativa. Resposta: O texto diz que “Empresas inteligentes, pouco sabemos, estão investindo no desenvolvimento sócio-emocional e espiritual dos lideres”, e mostra a mudança e as características de um novo líder. A teoria Z propõe que a cultura da empresa deve envolver toda rede de relações  de seus empregados. Como no texto uma das características  desse perfil é a autogestão que substitui a hierarquia e isso aumenta o compromisso, a lealdade e motivação, como no texto diz que o líder atual é o construtor de relacionamentos duradouros. Ou seja, o líder proposto no texto é o líder da teoria Z.

 

  1. Diga o que entende por Teoria Sistêmica, apresente suas características e desenhe um sistema de um Hospital: Resposta: A teoria sistêmica, ela trabalha de forma globalizada que envolver como um todo e tem um conceito de ser interligado e interdependente, cada um trabalha por si mas ao mesmo tempo para constituir um único produto todos estão interligadas, onde um depende do outro  no processo de desenvolvimento. As suas características são  proposito ou objetivo, onde cada organização tem um objetivo para seguir uma meta.

Globalismo ou totalidade-  onde todas estão interligados para contribuir com um único produto quanto a sua natureza é um sistema aberto onde tem uma interação com o meio externo  e o mais com a organização onde tem uma interação.

Quanto a constituição física e abstrata. Fisica- composto por maquinaria e objetos ou coisas reais. Abstrata- composto por planos, cadeias, hipóteses e ideias(software).

 

  1. Diga o que entende por Teoria Contingencial? Resposta: A Teoria Contingencial explica  que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Tudo é relativo e vai depender do meio e do ambiente em que a organização está inserida.
  1. Explique as características de uma organização mecanística e orgânica: Resposta: Organização Mecanística- Centralização das decisões tomadas somente pela cúpula da organização, Predomínio da interação vertical entre supervisor e subordinado (sempre de supervisor p/ o subordinado), Ênfase nas regras e nos procedimentos formalizados por escrito e que servem para definir os comportamento das pessoas.

Organização Orgânica- Descentralização das decisões, Hierarquia flexível, Ênfase nos princípios do bom relacionamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com