TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Por:   •  11/10/2018  •  Monografia  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 14

GENERALIDADES

  1. Defina “Cristas Marginais”, indique onde elas são encontradas nos dentes anteriores e posteriores e explique sua função.

R- Eminência linear romba situada nas bordas mesial e distal da face lingual de incisivos e caninos (vai do cíngulo aos ângulos incisais) e nas bordas mesial e distal da face oclusal de premolares e molares (estende-se das cúspides vestibulares às linguais). Evita que partículas de alimento que devem ser trituradas escapem da zona mastigatória e também protege a área de contato, evitando impacção alimentar nela.

  1. Quais são os elementos de uma cúspide?

R- Uma cúspide consiste numa saliência em forma de pirâmide quadrangular, típica de premolares e molares. De suas vertentes ou planos inclinados, duas estão nas faces livres, vertentes lisas, e duas na face oclusal, vertentes triturantes ou oclusais.  As vertentes lisas estão separadas das triturantes por arestas longitudinais. As vertentes lisas e triturantes mesiais são separadas das homônimas distais, em uma mesma cúspide, por arestas transversais. As vertentes e as arestas encontram-se no vértice da cúspide.

  1. O que é uma Ponte de Esmalte? Em quais dentes permanentes ela é comumente encontrada e quais cúspides ela conecta nesses dentes?

R- É uma crista elevada que interrompe um sulco principal. Se dispõe obliquamente na face oclusal do primeiro molar superior ligando a cúspide mésio-lingual a cúspide disto-vestibular, ou une as cúspides vestibular e lingual do primeiro premolar inferior.

  1.  Cite 3 características que são comuns a todos os dentes.

         1- Faces Curvas: as faces da coroa de um dente são sempre curvas e na maioria das vezes convexas.

        2- Face Vestibular maior que a lingual: em consequência da convergência das faces de contato para lingual (no sentido horizontal), a face vestibular tem dimensões maiores do que a face lingual. A única exceção na dentição permanente é o primeiro molar superior e na dentição decídua, é o segundo molar superior.

        3- Face mesial maior que a distal: em consequência da convergência das faces livres para a distal (no sentido horizontal), a face mesial possui dimensões maiores do que a face distal em um dente sem desgaste ou pouco desgastado.

        4- Desvio distal da raiz: tomando-se um dente isoladamente, nota-se que sua (s) raiz (es) em geral se desvia (m) distalmente. O terço apical é o que mais se desvia. O desvio distal da raiz é explicado pela posição distalizada da artéria nutridora do dente durante a sua formação, com o crescimento da raiz em direção dessa artéria dental.

  1.  Complete as lacunas:

No sentido vertical, as faces livres convergem para incisal ou oclusal e as faces de contato convergem para cervical; no sentido horizontal, as faces livres convergem para distal e as faces de contato convergem para lingual.

  1.  Defina:
  1. Sulco interdental;

R- O espaço situado entre as faces de contato de dois dentes do mesmo arco, voltado para o plano oclusal (oclusalmente à área de contato).

  1. Espaço Interdental;

R- O espaço situado entre as faces de contato de dois dentes do mesmo arco, cervicalmente à área de contato. É preenchido pela papila interdental.

  1. Ameia interdental.

R- Espaço livre, piramidal, situado entre as faces de contato de dois dentes. Seus vértices encontram a área de contato e suas bases voltam-se para a vestibular ou para lingual.

  1.  Quais são as cúspides de balanceio e de trabalho nos dentes
    posteriores superiores e posteriores inferiores?

        Dentes posteriores superiores

                - Cúspides de Balanceio: Vestibulares

                - Cúspides de Trabalho: Palatinas

        Dentes posteriores inferiores

                - Cúspides de Balanceio: Linguais

                - Cúspides de Trabalho: Vestibulares

DENTIÇÃO PERMANENTE

  1. Em qual dente permanente a aresta longitudinal mesial da cúspide vestibular é maior que a aresta longitudinal distal da mesma cúspide?

        R- No primeiro prémolar superior (14 ou 24) e canino superior decíduo.

  1. Em qual(is) dente(s) a crista marginal distal é maior que a mesial?

        R- No primeiro prémolar inferior e no canino superior decíduo.

  1. Em relação aos primeiros e segundos molares permanentes, qual deles pode apresentar 3 cúspides? Nesse caso, qual é a cúspide que “desaparece”?

        R- O segundo molar superior pode apresentar três cúspides e a cúspide que pode desaparecer é a disto-palatina.

  1.  Como podemos diferenciar os primeiros dos segundos pré-
    molares inferiores?

        R- O primeiro prémolar inferior possui a crista marginal distal maior que a mesial e pode apresentar ponte de esmalte, sua coroa é menor e cilindróide, a cúspide lingual é pequena, possui duas cúspides. O segundo prémolar inferior é mais volumoso que seu antecessor, possui coroa cuboidal, a cúspide lingual é mais volumosa se comparada ao dente anteriormente citado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com