TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SIDERURGIA BRASILEIRA VISTA PELA ÓTICA ECONÔMICA

Por:   •  4/9/2018  •  Ensaio  •  7.333 Palavras (30 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 30

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GLEYDSON GLÓRIA

GUILHERME JANUÁRIO

JULIANA BARROS

NATHIELY LOPES

RESENBRINK LIMA

A SIDERURGIA BRASILEIRA VISTA PELA ÓTICA ECONÔMICA

Coronel Fabriciano

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. O CONTEXTO HISTÓRICO DA SIDERUGIA NO BRASIL        7
  3. AS APLICAÇÕES DO AÇO E CURIOSIDADES        10

3.1 Utilidades domésticas        10

3.2 Meios de transporte        10

3.3 Construção civil        10

3.4 Embalagens e recipientes        11

3.5 Energia        11

3.6 Agricultura        11

3.7 Bens de Capital        11

  1. O CENÁRIO MERCADOLÓGICO DAS INDÚSTRIAS SIDERÚRGICAS  E AS CRISES NACIONAIS NO SETOR        12

4.1 Siderurgia brasileira        13

4.2 Estatística mês de agosto/2015        14

4.3 Macroeconomia: Motivações Internas        15

4.4 Inflação e desemprego em alta        16

4.5 Índices de Confiança        16

4.6 Política monetária restritiva        17

4.7 Fim do “boom” das Commodities        17

4.8 Efeitos sobre investimentos        18

  1. A QUOTA DE MERCADO DAS PRINCIPAIS SIDERÚGICAS NO BRASIL (MARKET SHARE)        19
  2. O COMPARATIVO DO PRODUTO NACIONAL COM O AÇO CHINÊS        19
  3. A IMPORTÂNCIA  DA SIDERURGIA PARA O BRASIL        24
  4. PERSPECTIVAS A MÉDIO E LONGO PRAZO  DO AÇO        25

8.1 Perspectivas de Investimentos Privados por Regiões        26

8.2 Condicionantes para retomada em 2016        26

8.3 Pontos que reverterão o quadro conjuntural atual        27

  1. CONCLUSÃO        28
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        29
  3. ANEXOS        31
  4.  

RESUMO

        O presente artigo tem como objetivo informar a história do aço e da siderurgia no Brasil. Realizou-se pesquisa básica do contexto histórico e teórico para analisar como esse setor contribui para a economia. Os objetivos da pesquisa foram destacar a importância da siderurgia para o País e para a região Metropolitana do Vale do Aço e as perspectivas do cenário desse setor a médio e a longo prazo, onde demonstra a situação atual das principais empresas siderúrgicas e suas quotas no mercado, as principais barreiras nesse momento de crise e a grande concorrência com o mercado siderúrgico chinês. Com as crises nesse setor muitas siderúrgicas foram obrigadas a reduzirem a produção, cortarem gastos e demitir um grande número de funcionários. No entanto, a siderurgia é uma das principais fontes do PIB brasileiro, pois movimenta a economia do país e gera grande quantidade de emprego.

Palavras-chave: Siderurgia. Crise econômica. Economia.


INTRODUÇÃO

        A partir da década de 80, até os dias atuais, o mundo tem passado por grandes transformações. A siderurgia é um dos setores da economia responsável por esse crescimento e pelo amplo desenvolvimento das localidades na qual se insere. Por esse motivo siderurgia é uma atividade de grande destaque no Brasil, sendo este setor representado por: 14 empresas privadas, controladas por onze grupos empresariais e operando 29 usinas distribuídas por 10 estados brasileiros, o que a torna uma atividade de grande notabilidade na questão econômica.

        Pela necessidade e demanda de aço, as atividades siderúrgicas se iniciaram no Brasil a partir do século XX, com a inauguração da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira em Sabará. Localidade que na época contava com um ramal da Ferrovia Central do Brasil, mão de obra disponível, infraestrutura urbana, minério em abundância nas proximidades e florestas para abastecer a usina que seria tocada a carvão vegetal.  No entanto, a empresa sofreu dificuldades de instalação e fazia inúmeros ajustes para entrar em operação e poder comercializar, pois, os compradores estavam acostumados com aço importado, o que gerava desconfiança na qualidade dos produtos nacionais. Dezesseis anos depois são construídas mais duas siderúrgicas: a companhia siderúrgica de Barra Mansa e a Companhia Metalúrgica de Barbará.

        Apesar disso, o Brasil continuava muito dependente de aço dos outros países. Apenas nos anos 40, no governo de Getúlio Vargas, se deu o início da autonomia brasileira na produção de ferro e aço, com a inauguração em 1946, no município de Volta Redonda (RJ), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que começou a produzir coque metalúrgico.

         Com o passar dos anos, superando dificuldades e obstáculos, hoje a indústria do aço no Brasil é uma das mais competitivas no mundo, gerando anualmente mais de R$ 45 bilhões em valor adicionado para o país, sendo responsável por um saldo comercial acima de US$ 4 bilhões, o que significa aproximadamente 18% do total do País. De acordo com o portal eletrônico do Instituto aço Brasil (IAB, 2015) em 2014 a indústria do aço no Brasil, foi responsável pela produção de 33,9 milhões de toneladas de aço bruto, levando o país a ocupar a 9ª posição no ranking da produção mundial.

        Percebendo-se a grande participação do setor no cenário nacional, o trabalho visa demonstrar a importância da siderurgia no desenvolvimento econômico do Brasil.

        Para se alcançar o objetivo, será feita uma pesquisa básica de informações em endereços eletrônicos específicos, bem como reportagens e artigos. O trabalho será apresentado em sete partes além desta introdução. Primeira seção: o contexto histórico do setor siderúrgico. Segunda seção: as aplicações do aço e suas curiosidades. Logo após: o cenário mercadológico da siderurgia e as crises nacionais. Quarta seção: o cenário atual e a participação de mercado das empresas do ramo siderúrgico (marketing share). Quinta seção: a comparação do produto nacional com o aço chinês. Sexta seção: a importância da siderurgia para o Brasil. Sétima seção: perspectivas a médio e longo prazo do setor siderúrgico, em seguida encerrado com a conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (910.1 Kb)   docx (761.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com