TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7 – QUANTIDADES....DE QUÊ? PRECISAMOS DESCOBRIR

Por:   •  5/12/2022  •  Projeto de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7 – QUANTIDADES....DE QUÊ? PRECISAMOS DESCOBRIR

Nome dos alunos (dupla):

QUESTIONÁRIO

RELATÓRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ANÁLISE DE RISCOS E PROPOSTAS DE MEDIDAS DE CONTROLE

Nome dos relatores:

Data:

Avaliando as concentrações encontradas de trietilamina e formaldeído na seção de Moldagem, aponte quais os possíveis danos à saúde dos trabalhadores que fazem uso destes produtos.

Trietilamina: Sintomas: irritação das mucosas, Tosse, Respiração superficial, Possiveis concequências:, lesão das vias respiratórias, absorção.  Provoca lesões oculares graves. Perigo de cegueira.

Formaldeído: Causa severa irritação do trato respiratório e na pele, queimadura nas mucosas, dificuldade de respiração. Hemorragia gástrica, vômito, náusea, dor, necrose, escurecimento e ressecamento da pele

Conhecendo os possíveis danos da trietilamina e do formaldeído, quais medidas de controle devem ser adotadas?

Utilização dos EPI’s recomendados durante o manuseio do produto, prover exaustão dos vapores na sua fonte de emissão, bem como a ventilação geral dos locais.

Medidas de proteção pessoal: - Proteção dos olhos/face: Óculos de segurança - Proteção da pele: Luvas de proteção - Proteção respiratória: Máscaras com filtro contra vapores e névoas.

Quais os danos à saúde de se inalar poeira de sílica?

  • Diminuição da capacidade de respirar
  • Fraqueza
  • Tosse intensa
  • Dores no peito
  • Sudorese noturna
  • Perda de peso não intencional
  • Febre respiratória.

Além de aumentar os riscos para contrair infecções respiratórias, como a tuberculose.

Há evidências de que para as quantificações não se levou em consideração os Grupos Similares ao Risco ou Grupos Homogêneos de Exposição. O que são esses grupos e como você faria para montá-los? É possível agrupar trabalhadores que realizam atividades diferentes? E agrupar trabalhadores que atuam em recintos diferentes?

O Grupo Homogêneo de Exposição é um instrumento utilizado para facilitar o mapeamento dos riscos no ambiente de trabalho.  

O GHE é usado para mapear os riscos dos ambientes físicos da empresa onde os trabalhadores exercem atividades semelhantes.

Serve para mapear no mesmo ambiente, os funcionários que estão expostos aos mesmos agentes de riscos na mesma intensidade ou concentração.

Não é possível agrupar trabalhadores de que realizam atividades diferentes e trabalham em recintos diferentes para fazer uma avaliação, pelo motivo de cada grupo ter uma tipo de exposição diferente para cada tipo de agente.

O limite de tolerância para ruído na NR 15 e na NHO 01 é o mesmo. Qual a principal característica da NHO 01 em relação à NR 15? Explique. (Você encontra as normas no site da Fundacentro).

De acordo com a NHO01, s níveis de ruído a partir de 80 db devem ser computados na integração para fins de determinação de nível médio ou da dose de exposição. Por outro lada, a NR15 traz somente aquela tabela do Anexo I, desconsiderando níveis de ruído abaixo de 85 db

A NR 15 não possui limite de tolerância para alguns agentes químicos. O que você faria para proteger seus funcionários nos casos onde não há LT na legislação brasileira? Podem ser adotados outros limites? Quais?

Podem sim, faria uma pesquisa mais aprofundada a respeito procurando agentes químicos similares aos que não estão na Nr 15.

Outra indicação que podemos utilizar é a ACGIH- ACGIH é a sigla da American Conference of Governmental Industrial Hygienists ou Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais, utilizaremos como um suporte a ACGIH possui uma atualização mais recentes doníveis de tolerância


Faça seu comentário sobre o trabalho de amostragem apresentado na situação de aprendizagem. Exponha seu ponto de vista.

Na amostragem, não foram separados os grupos e nem o tipo de exposição deles de forma adequada com sua função e grau de risco

 Os valores encontrados com certeza não são reais nem representativos da jornada de trabalho, que está quantificando 800 funcionários. As informações contidas no texto não são suficientes para realizar a análise real, pois seriam necessárias mais ferramentas e vistorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com