TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SWATCH REVOLUCIONA A FABRICAÇÃO DE RELÓGIOS

Por:   •  18/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  1.558 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO PAULA SOUZA

FATEC PROF. WILSON ROBERTO RIBEIRO DE CAMARGO

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ANDERSON ANDRADE DA SILVA

CLAUDIO ALVES DUARTE FILHO

RANIERE DA SILVA BARROS JUNIOR

SIXTO MOTTA CORTEZ

WAGNER DE SOUZA MONTANINI

WESLEY MOLINA DE OLIVEIRA

ESTUDO DE CASO:

A Swatch revoluciona a fabricação de relógios.

TATUÍ-SP

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        MODELO PRODUÇÃO ARTESANAL        

3.    NOVO PROCESSO ................................................................................................5

4.   QUESTÕES.        

5.   CONCLUSÃO.        

6.   REFERÊNCIA.        


  1. INTRODUÇÃO.

Houve um tempo, em que a tecnologia, não era dominante como hoje, e as técnicas na época era sinônimo de tradição. Nesse contexto, a Suíça detinha todo o portfólio na produção de relógios. Como a situação era favorável e cômoda, não se atentaram para as ameaças externas, uma nova tecnologia na fabricação de relógios estava pronta para entrar no mercado e tomar a fatia de vendas que detinha as Empresas  suiças. Os orientais, desenvolveram modelos de relógios analógicos e digitais com alguma qualidade e preços muito baixos e assim, foi decretado o caos, fábricas fechando, empresas pedindo concordata, milhares de trabalhadores perdendo seus empregos, produtos baratos, chineses invadindo o mercado, crise para todo lado.

Para reagir tiveram que enfrentar duas barreiras, a concorrência acirrada e a tradição, as empresas rivais tiveram que se aliar. Tiveram que deixar o orgulho de lado e copiar os orientais, automatizando a linha de produção, reduzindo ao máximo o número de componentes em cada relógio, de 91 para 51 peças, substituir o aço pelo plástico. Criando um novo produto, com qualidade, prova d’água, precisão, resistência a choques e tecnologia analógica. Se o objetivo era reduzir custos, estava feito, mas os europeus sabiam que essa mudança não era duradoura e precisavam de uma estratégia mais eficaz. Era preciso criar algo mais, um diferencial claro, uma personalidade única, um valor emocional, qualquer coisa que pudesse fidelizar os consumidores e blindar a indústria contra investidas futuras da concorrência.

Os suíços concluíram que era preciso reinventar o negócio. Até então, o relógio era visto como um artigo duradouro, para a vida inteira. O sujeito escolhia o modelo que mais combinava com ele e não trocava mais. Isso era ruim para o segmento, porque cada pessoa comprava o produto apenas uma vez. Melhor seria se as pessoas pudessem renovar a mercadoria, trocar as peças diariamente, como fazem com as roupas.

Com esse raciocínio, os dois fabricantes transformaram o relógio num artigo de moda. A revolucionária estratégia seguia a mesma lógica das coleções de alta costura: lançar modelos diferentes a cada estação.

O público aderiu em massa e o Swatch se transformou numa febre mundial. Mas, por pouco, a solução não chega tarde demais: até 1983, mais de 80% dos trabalhadores do segmento na Suíça haviam perdido seus empregos (DOMINGOS, 2009).

  1. MODELO PRODUÇÃO ARTESANAL.

[pic 1]

  1. NOVO PROCESSO.

[pic 2]

4.QUESTÕES.

           1.Qual foi a contribuição da função de marketing, da função de projeto do produto e da função de produção para o sucesso do relógio Swatch?

A contribuição de marketing foi a de oferecer um bom relógio a um preço mais barato e fez com que os acessórios se tornasse da moda na época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (338.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com