TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segmentação de Mercado

Por:   •  14/6/2021  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Crítico:

Segmentação de mercado

A segmentação de mercado consiste em quantificar o comportamento humano afim de dividir os grupos de consumidores de um mesmo produto, analisando suas necessidades e desejos para tornar mais claro e objetivo a estratégia de marketing a ser utilizada voltada para um público-alvo específico.

A extração dessas informações pode ser dada por muitos meios, como por exemplo características demográficas, psicográficas e principalmente o comportamento coletivo.

Após visualizar os segmentos do mercado, a organização terá todas as informações necessárias para escolher aquele que mais lhe agrada, isto é, o segmento que apresentar maior atratividade e rentabilidade, resguardando seu foco total para o mesmo por meios de estratégias de marketing efetivas.

Ademais, é sempre de extrema importância realizar testes e simulações antes de tomar a real decisão de voltar todos os esforços da organização para um único segmento de mercado, pois esta é uma jogada perigosa, podendo resultar em perdas de possíveis clientes de outros segmentos.

Esta ferramenta difere bastante de outra também muito utilizada, que seria o marketing de massa, que foca em todos os consumidores sem distinção. Em contrapartida, temos o marketing de nicho e o individual, que de maneira clara e objetiva, podemos dizer que é ainda mais segmentado, focando em grupos menores, sendo o último, como o nome sugere concentrado em apenas um indivíduo.

Finalizando, para melhor visualização na prática do que seria o segmento de mercado podemos citar algo muito comum nos dias atuais, que seriam os smartphones, visto que, as empresas focam em criar produtos que atendam a diferentes necessidades, como por exemplo existem consumidores que precisam de uma câmera de qualidade, uma bateria de longa duração ou ainda qualidade de som e imagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com