TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segmentação de Mercado e Diferença Entre B2B e B2C

Por:   •  21/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Segmentação de mercado

Segundo Kotler (1996, p. 257), "segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas." Lobos (1993, p. ... Então, a segmentação é um processo que tira do todo heterogêneo e subdivide-se em mercados menores que tenham características semelhantes”.

Segmentação de mercado é um processo de dividir o seu público em diferentes grupos com base em certas características. As pessoas desses grupos compartilham das características semelhantes e as vezes tem um ou mais aspecto em comum entre eles. Uma das principais rações para fazer uma segmentação é criar ações de marketing personalizadas para cada segmento e atendê-los da maneira que possa satisfazer os desejos do mesmo.

Diferença entre B2B e B2C

A principal diferença entre uma operação B2B (Business to Business ou venda entre empresas) e B2C (Business to Consumer ou venda para o consumo) é no tipo de cliente e no tipo de operações a ser realizada. Na venda B2B, o cliente é outra empresa, comprando para seu consumo. São operações de vendas de atacados, para revenda ou corporativa. Já a venda B2C é para o cliente final, que são pessoa física, as operações tradicionais de varejo. Além de se diferenciarem por seu público-alvo, empresas B2B e B2C usam diferentes estratégias de marketing para chegar ao seu público, já que é necessário linguagens e abordagens diferentes para tratar do consumidor final e com uma empresa. O B2C, que é dirigido para a população, tem por definição entender e ir atrás das necessidades básicas, sonhos e desejos desse público. Por outro lado, o B2B se dá de maneira mais prática, focando na redução de custos, crescimento do lucro e geração de leads com boa qualificação no mercado. Outra diferente entre eles e o fator de decisão. Nos clientes B2C, é a emoção que conta como fator de compra. Já no caso do B2B, que tomam decisões mais racionais e sucintas. Os setores de compra das empresas B2B precisam comprovar e justificar os motivos de cada nova compra por isso agem dessa maneira. Os clientes finais B2C, por sua vez, não têm essa necessidade de justificativa. Sendo assim, utilizam critérios mais subjetivos para decidir. A qualidade do produto, seu visual, seu valor agregado o reconhecimento da marca  servem como motivos para escolha por uma determinada produto. Para ficar mais claro a diferença entre elas vamos tirar suas operações. No caso do B2C (Business to Consumer ou venda para o consumo) suas operações são menos exigentes, com um fluxo maior e acessíveis elas são : redes de varejo ( farmácias, supermercados, sacolão, lojas de departamentos infantis e adultos.); vendas de serviços de lazer ( ingressos de teatros, cinemas shows, parques aquáticos, parque de diversão); alimentação(bares, lanchonetes, restaurantes, festfood.). Já no B2C (Business to Consumer ou venda para o consumo) suas operações são mais caras, com quantidade menores e menos acessíveis elas são: redes de atacados (suprimentos alimentícios); softwares corporativos, bens de consumo para as empresas; distribuidora de matéria-prima e serviços de terceirização.     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com