TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semana Nacional de Aprendizagem

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Tribunal Regional do Trabalho

Semana Nacional da Aprendizagem

No dia 23 de agosto de 2019, as 8:30, foi organizado diversas palestras no Tribunal Regional do Trabalho(Centro), sobre a Semana Nacional da Aprendizagem, com o objetivo de esclarecer a importância do jovem e adolescente no mercado de trabalho. Assim, sendo ultilizado como tema: ‘Instrumento de combate ao trabalho infantil e oportunidade de qualificação para os jovens.

A reunião iniciou as 9:37, sendo apresentado os organizadores e coordenadores do evento. O desembagador James Magno Araujo Farias, do TRT do 16°(décimo sexto) região - Coordenador Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil - deu início a palestra explicando o funcionamento da inclusão do Jovem na experiência do primeiro emprego, e dividiu essa integração em 3(três) partes: Tecnica, Teorica e Pratica. Sendo a teorica a capacitação que o jovem deve fazer, em que ele aprenderá como se comportar, como agir, vai saber o funcionamente de uma empresa, formando assim seus proprios conceitos. Logo após, ja estaria colocando em pratica na empresa tudo que aprendeu(aprende) nas aulas teoricas.

Segundo o  instituto Getúlio Vagas, em 2010, apartir da lei de participação de cota, ouve mais de 183 mil aprendizem, em 2017 com 386 e 2018 chegou a 400mil jovens e adolescente de 14 a 24 anos, 39% no comércio e 23% nas indústrias. Podendo ter receita em cerca de 15 bilhoes no futuro atraves desses jovens.

Porem, é importante enfatizar que o objetivo maior do proj.eto da apredizagem é “‘Usar o trabalho como forma de prevenção da marginalização” citado por Marinalva  Cardoso Dantas, Coordenadora Regional do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil no Rio Grande do Norte. Ela junto com a sua equipe, faz um trabalho incrivel há anos, assim como um de seus relatos, ela citou que precisou interditar um lixão em que era usado como local para explorar o trabalho infantil e o obuso sexual, essa foi a forma que ela encontrou para abrir os olhos da população.

 ”É a criança que avisa que a sociedade está doente” - Marinalva Cardoso.

E apesar do crescimentos nessa inclusao, ainda há um alto indice de violencia sexual e trabalho infantil. É indispensavel que devemos parabenizar as instuicoes que apoiam essa causa, e tambem as empresas que comprem com suas obrigacoes, pois ainda tem muito a ser feito.

Assim como Mateus Mota Rangel, cito alguns treços da musica Tempo perdido, da Legiao Urbana.

“Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E selvagem! Selvagem!”

(...)

“Não tenho medo do escuro
Mas deixe as luzes
Acesas agora
O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu
Nem foi tempo perdido
Somos tão jovens”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (4.4 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com