TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sistema de Informação no Setor Público

Por:   •  22/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Bacharelado Administração Pública

Disciplina: Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público

Nome: Leonardo da Costa Santiago

Matrícula: 17113110161

Polo: Belford Roxo

Tarefa 1 / AD 1

A PRODEMGE, nome dado para a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, é uma empresa pública de capital misto do Estado de Minas Gerais que presta serviços de TI para o próprio estado e outros com o fim de modernizar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida do cidadão. A estrutura organizacional da Prodemge é, a priori, funcional pois ela é dividida por setores que agregam funcionários especializados em uma função, no entanto, na prática, as soluções realizadas pela companhia são desenvolvidas na forma de projetos, englobando funcionários de diversas áreas configurando, assim, projetos que são geridos horizontalmente, o que acaba por caracterizar uma estrutura organizacional por processos. Dessa forma, pode-se que dizer que a companhia, apesar de adotar estrutura organizacional funcional, ela está mais para uma empresa de estrutura organizacional matricial (misto de funcional e por projetos).

Existe uma gama de softwares voltados para auxiliar as empresas a tomarem decisões ou administrar os seus negócios. Sistemas de Processamentos de Transações (SPT) são muito utilizadas no nível operacional das empresas. Eles fazem controle de estoque, gerem ativos financeiros, atuam na logística, geram estatística de vendas, por exemplo. Softwares desse gênero são muito pedidos pelas empresas desenvolvedoras. Existem muitas empresas que podem produzir esse tipo de software. Uma empresa que desenvolve software do tipo SPT é a WK Sistemas que desenvolve software para controle de estoque.

Sistemas de Informação Gerencial são usados nas empresas com o fim de auxiliá-las a conseguirem atingir as suas metas. Eles são muito utilizados pelos administradores para obter informações para tomar, posteriormente, decisões. Eles atuam nos níveis operacionais, estratégico e tático. Softwares do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) podem se enquadrar como SIG. Dentro das empresas que desenvolvem esses sistemas podemos citar a Totvs e a Oracle.

Por fim, os Sistemas de Apoio à Decisão são bastante utilizados nas empresas no nível estratégico. Tais sistemas permitem que as organizações descubram informações que não são muito claras devido a um grande montante de dados. Softwares do gênero são os armazém de dados, mineradores de dados, sistemas de Businnes Intelligence (BI), Big Data, dentre outros, e as empresas que as desenvolvem são a Oracle e IBM, por exemplo.

A Oracle é uma empresa multinacional norte-americana especializada no desenvolvimento e comercialização de software e hardware envolvendo dados e banco de dados para grandes empresas e governo. Suas soluções permitem o gerenciamento e tratamento de grandes quantidades de informações que auxiliam as organizações a tomarem decisões. Um tipo de solução que pode mencionado é a de Big Data que irá gerenciar e tratar uma grande variedade de dados (convencionais e não convencionais) em alta velocidade. Para um problema ser considerado do tipo Big Data é preciso que ele atenda a quatro requisitos: tenha alto volume dados, tenha dados variados, o processamento dos dados deve ser feito em alta velocidade e que haja um valor intrínseco a ser descoberto, ou seja, que exista uma informação que não esteja, a princípio, aparente. Um exemplo de aplicação do Big Data é o uso dele nas diversas bases de dados do governo com o objetivo de “cortar” os indevidos do programa Bolsa Família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com