TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOPARA O SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE

Por:   •  13/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.113 Palavras (17 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MAYCON MENDES DA SILVA

                         

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO AUXILIO AO SETOR DE COMPRAS EM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE DE MARCOS PARENTE

MAYCON MENDES DA SILVA

Graduando em Administração - UESPI

                                                                           

   

Floriano-PI

20 de novembro de 2017

1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como base a análise do auxilio da tecnologia da informação no processo de compras em supermercado de Marcos Parente, no qual o planejamento é a área de conhecimento abrangente, vemos que o mercado atual se caracteriza pela sua diversidade. Com isso, para que possam ser auxiliadas na tomada de decisões nesse processo, as empresas investem em tecnologias que proporcionam a agregação das informações confiáveis em um pequeno espaço de tempo para que assim possam acompanhar as tendências do mercado a qual está inserida, mercado este que a cada dia vem exigindo uma diversificação maior e melhor qualidade de serviços e/ou produtos, notando-se a utilização de novas tecnologias e técnicas que possam agregar mais vantagens na relação fornecedor e cliente, forçando as empresas a estarem em uma constante adaptação e com isso apresentarem novas soluções que venham a garantir o aumento da sua produtividade e a sua permanência em meio a concorrência pesada, já que atualmente as empresas adquirem com muita facilidade o acesso as informações tecnológicas que estão cada vez mais sendo exploradas.

De uns anos para cá a atividade supermercadista vem tornando-se uma área que agrega ao seu negócio novas tecnologias, tendo como preocupação o atendimento das necessidades dos consumidores e satisfação adequada das suas necessidades, procurando sempre se diferenciar dos seus concorrentes.

As empresas se deparam diariamente com os processos de concorrência e falta de recursos, as informações tecnológicas se tornaram há muito tempo um dos principais diferenciais na concorrência das organizações, sendo elas de total importância para a sobrevivência e mantimento na realidade de toda empresa, para que esta apresente um diferencial em relação ao seu desempenho. ALBERTIN (2009), ressalta que o uso da TI deve estar relacionado com as necessidades da empresa, de forma que contribua para seu desempenho e lucratividade. Em detrimento disto, nota-se que terão mais possibilidades de sucesso aquelas que adotam mecanismos de gestão e controle.

Com isso, a TI em auxilio a gestão de compras busca oferecer soluções viáveis para que as empresas de supermercados apresentem melhorias constantes na qualidade de seus produtos e processos oferecidos, assim diminuindo seus custos de produção e mantendo a qualidade dos produtos. Fornecendo informações que vão desde o fornecedor até o consumidor final, buscando sempre alcançar o objetivo final, que vem a ser a satisfação do cliente, com entregas com uma maior qualidade e com um menor prazo.

2 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

Diante de um assunto tão explorado pelas organizações e de um ambiente cada vez mais competitivo, torna-se necessário estudar os instrumentos adotados pelas empresas de supermercados e evidenciar a importância do sistema de informação para a integração dos processos de compras.

Deste modo, indaga-se a seguinte questão: Qual a importância do auxilio do sistema de informações em supermercado no seu setor de compras em Marcos Parente? Dessa forma, pode-se compreender como a empresa atua em um mercado onde a concorrência é um fator determinante para o sucesso ou fracasso da mesma.

Com as mudanças que o mercado vem sofrendo, exigindo das empresas cada vez mais inovações, o uso da TI se tornou de suma importância para os supermercados, pois ao agrega-lo como mecanismo de auxilio, esta irá disponibilizar as informações necessárias e precisas que farão com que a tomada de decisão em relação ao processo de compras se torne mais fácil e de maneira eficaz para serem executadas, utilizando-se desse contexto, (PORTER, 1986, p.83) considera como “crucial a utilização efetiva da TI para a sobrevivência e a estratégia competitiva das organizações”.

A razão de se pesquisar o uso da Tecnologia da Informação (TI) no processo de compras é a de poder examinar e avaliar os procedimentos utilizados nesse processo em um supermercado da cidade de Marcos Parente, mostrando assim, que a gestão de compras de forma organizada e informatizada, e com uma certa qualificação dos compradores pode ser um diferencial para que os mesmos possam diminuir os custos e se manter vivo no mercado, já que a competitividade é fator predominante no mercado.

3 OBJETIVO GERAL E ESPECIFICOS

O objetivo geral é de analisar e avaliar o papel da Tecnologia da Informação como fator importante no processo de compras em uma empresa de supermercado de pequeno porte que atua em Marcos Parente.

Os objetivos específicos propostos foram os seguintes:

  • Apresentar as características do setor supermercadista;
  • Fundamentar os conceitos de TI e gestão de compras;
  • Apresentar os dados adquiridos através da pesquisa realizada;

4 REFERENCIAL TEORICO

4.1 SETOR SUPERMERCADISTA

O setor supermercadista vem sofrendo constantemente grandes mudanças e tendo que se adequar a nova realidade. Novas tecnologias estão sendo implantadas, além da revolução de métodos e conceitos operacionais. Essas mudanças incrementam os níveis de competitividade nesse ramo, obrigando as empresas a investirem em seus processos operacionais, estabelecendo parcerias com os fornecedores, com o intuito de oferecer aos seus clientes, produtos com qualidade elevada, preços competitivos e serviços adicionais. (CHAVES, 2002).

O setor supermercadista apresenta uma acirrada concorrência se observado as tendências que o mercado no qual se encontram lhes impõem, pode-se entender que com isso, a empresa que utilizar-se dos recursos oferecido pela tecnologia da informação(TI) terá uma maior facilidade em lidar com tamanha  concorrência e estará a frente de seus concorrentes, além de monitorar e reduzir os custos que se tem com os serviços e/ou produtos, ter um maior controle em relação aos estoques de materiais e suprimentos e na seleção das fontes de fornecimento, a TI vem agregar informações de  recursos viáveis a empresa para que possa vir a ganhar destaque e confiança dos clientes. Para que as empresas que atuam no ramo supermercadista possam se manter firmes no mercado com esse aumento de recursos tecnológicos, elas necessitam ter um maior cuidado no momento da seleção dos produtos, produtos estes que serão revendidos para os seus clientes, obtendo cada vez mais resultados positivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com