TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO[pic 1]

ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO

DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração

Professora: Eloisa Paula de Oliveira

Acadêmica: Letícia Ludmila Cardoso

Questões TGA – capítulo 9: 1, 3, 4, 5 e 6.

Questão 1: Conceitue motivação de modo amplo.

R: Motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam. Pode ser descrita como o direcionamento e a persistência da ação. Sendo ainda alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.

Questão 3: O que é frustração e quais são os comportamentos e reações conseqüentes?

R: A frustração é um estado emocional desencadeado quando as expectativas ou necessidades não são satisfeitas. Ainda, é uma resposta negativa ao bloqueio de uma meta desejada e resulta em uma forma defensiva de comportamento. Existem quatro reações principais para a frustração, causadas pela falha no alcance de tal meta que são: agressão, regressão, fixação e retraimento.

Questão 4: Como se classificam as teorias de motivação?

R: São classificadas como principais teorias da motivação: teoria da hierarquia das necessidades, de Maslow; teoria ERC, de Alderfer; teoria dos dois fatores, de Herzberg; teoria da realização, de McClelland.

Questão 5: Qual é a hierarquia das necessidades da teoria de Maslow?

R: Para Maslow, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos, no qual definiu uma série de cinco necessidades do ser: as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.

Questão 6: Esquematize e explique a relação entre os fatores de higiene e de motivação da teoria de Herzberg.

R: Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores, onde propôs que existem fatores que influência no desempenho dos funcionários, fatores motivacionais e fatores de higiene. Os fatores de higiene são relacionados ao ambiente em que o funcionários trabalha, envolve a política e a administração da empresa, a supervisão, as condições de trabalho, as relações interpessoais, o dinheiro, o status e a segurança. Os fatores motivadores envolvem o sentimento de realização, de crescimento profissional e de reconhecimento no trabalho. Os fatores que determinam satisfação ou insatisfação referentes ao trabalho são intrínsecos (bem estar e satisfação) ou extrínsecos (insatisfação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com