TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                       [pic 1]

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

Questão 1 - O que é a Organização Racional do Trabalho (ORT) e por que ela constituiu importante contribuição da Escola Clássica ao estudo e prática da Administração?

R - Organização Racional do Trabalho visava a eliminação de movimentos inúteis, Taylor verificou que, em todos os ofícios, os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Como, entre os diferentes métodos e instrumentos usados em cada trabalho, há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, estes métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Foi importante por iniciar estudos sobre a organização e mais eficientes formas de administração, aumentando assim o lucro e a efetividade.

 

Questão 2 - Qual era a concepção do indivíduo/trabalhador na ótica dos autores da Escola Clássica?

R - O homem era visto, segundo Taylor, como homo economicus, onde trabalhariam apenas em busca de recursos econômicos, formas de sobrevivência e recompensas materiais, e a constante vigilância, o treinamento e incentivos financeiros eram fatores que garantiam por si só uma boa produção.

Questão 3 - Os princípios da Escola Clássica ainda são adotados no mercado contemporâneo? Como?

R - Sim, grande parte das empresas adotam, principalmente os princípios de disciplina e da divisão de trabalho pois favorece na eficiência da produção aumentando a produtividade. Também muito utilizado o princípio de preparo dos trabalhadores onde seleciona os operários de acordo com suas aptidões. Também o princípio de Autoridade onde é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

Questão 4 - Qual era a concepção do indivíduo/trabalhador na ótica dos autores da Escola de Relações Humanas?

R – O trabalhador passou a ser visto como “homem social”, que todo esforço do homem objetiva é satisfazer suas necessidades sócias e de auto estima, com desejo de crescimento, tendendo a boas condições de trabalho e vida, oportunidade de crescimento, cujo as motivações são sociais e simbólicas.

Questão 5 - Quais as principais contribuições da Escola de Relações Humanas e da Abordagem Comportamental para o estudo das organizações?

R – Trouxe uma nova concepção para o ambiente administrativo, sendo elas a motivação, a liderança e a comunicação. Valorização dos funcionários e o método e a máquina perderam espaço em favor da dinâmica em grupo. Dada a ideia também que os funcionários só produziam mais pelo fato da integração social da equipe e se estiver feliz.

Questão 6 - Como a Teoria de Sistemas e a Teoria Contingencial auxiliam no estudo e compreensão das organizações contemporâneas? 

R - A Teoria de Sistemas foi imprescindível para entender a empresa como um sistema é dividido em partes, mas que todas essas partes funcionam em conjunto, ou seja, deve se haver boa gestão de todo o sistema para que ele funcione corretamente. Logo a Teoria Contingencial onde ocorreu o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Tudo depende das características ambientais para a organização. Os sistemas culturais afetam as organizações. Essa teoria é um passo além da teoria de sistemas em Administração. Ela procura compreender como operam outras organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com