TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA NEOCLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  25/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 11

SUMARIO

1- INTRODUÇÃO p.4

2- TEORIA NEOCLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO p.5

3- CARACTERISTICAS p.5/6

4- ASPECTOS ADMINISTRATIVOS p.6

5- FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR p.6/7

6- ADMINISTRAÇÂO COMO TECNICA SOCIAL p.7

7- PRINCIPIOS BASICOS DA ORGANIZAÇÃO p.7/8

8- ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS p.8

9- CENTRALIZAÇÂO X DESCENTRALIZAÇÂO p.8/9

10- TIPOS DE ORGANIZAÇÃO p.9/10

11- PETER DRUCKER p. 10/11

12- CONCLUSÃO p.12

13- BIBIOGRAFIA p.13

Introdução

O presente trabalho é sobre a Teoria Neoclássica da Administração, mais concretamente suas características, seus aspectos administrativos, as funções do administrador, seus princípios básicos, os tipos de organização, um pouco sobre Peter Drucker entre outros tópicos abordados.

O objetivo desse trabalho é esclarecer o que é a Teoria Neoclássica da Administração e como basicamente ela funciona em uma empresa, e como ela atua.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa detalhada sobre os variados tópicos, e enriquecida com uma breve biografia de Peter Drucker e sua importância na administração.

Teoria Neoclássica da Administração

A Teoria Neoclássica da Administração é um conjunto de teorias que surgiu na década de 1950, baseando-se nos conceitos da Teoria Clássica que foi estudada por Taylor e Fayol, onde melhoraram e modificaram esses conceitos com base na administração da atualidade. Esse surgimento se deu ao fato do grande crescimento das organizações e dos problemas administrativos enfrentados na época.

Um dos principais autores envolvidos na criação dessa teoria é Peter Drucker, seguido do Willian Newman, Ralph Davis, Ernest Dale, Louis Allen e George Terry. De maneira geral, a Teoria Neoclássica é uma adaptação onde melhora alguns aspectos da teoria clássica.

Características

Características principais da Teoria Neoclássica são:

 Ênfase na prática da administração: é caracterizada pela prática e busca de resultados concretos e claros, além disso, procuravam desenvolver conceitos que sejam práticos e utilizáveis na administração.

 Reafirmação de postulados clássicos: basicamente sobre a influência da Teoria Comportamental reestruturaram os conceitos da Teoria Clássica com base na época atual em que viviam.

 Ênfase nos princípios gerais de administração: estabeleceram normas de comportamento, afirmavam que os problemas administrativos independentes do tipo da organização eram iguais, então buscavam soluções administrativas mais práticas, além disso, buscavam estabelecer os princípios gerais da administração que era capaz de orientar, planejar, organizar e controlar o administrador no desenvolvimento de suas funções.

 Ênfase nos resultados e objetivos: onde as funções da organização devem funcionar pela busca de objetivos e resultados para que seja eficaz.

 Variação dos conceitos: os autores adotaram outras teorias administrativas recentes ao invés de se sustentar na Teoria Clássica, outras teorias como Teoria das Relações Humanas, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Teoria Comportamental, Teoria Matemática e Teoria dos Sistemas.

Além dessas características, a Teoria Neoclássica tem como foco na estrutura organizacional, o objetivo de redimensionar a Teoria Clássica, e como principio á reafirmação dos princípios gerais da administração.

Aspectos administrativos

Segundo os autores da Teoria Neoclássica, todas as organizações possuem aspectos administrativos comuns, sendo esses aspectos os objetivos, a administração e o desempenho individual.

• Objetivos: as organizações definem seus objetivos (de acordo com cada tipo de organização) de maneira clara para obter resultados.

• Administração: definem que as empresas são diferentes relacionados aos seus objetivos, porém a administração é semelhante já que tem que manter um equilíbrio dos objetivos com as necessidades de flexibilidade e liberdade individual.

• Desempenho Individual: procuram um desempenho bom de cada funcionário.

Nesses aspectos administrativos comuns, temos também o conceito de eficiência e eficácia, que faz parte das organizações.

A eficiência consiste em produzir algo corretamente de maneira rápida, sem custos altos e desperdícios de matéria prima. Já a eficácia consiste na capacidade de fazer algo que deve ser feito.

De maneira geral, a eficiência tem como objetivo fazer algo da melhor maneira possível e a eficácia tem como foco a produção.

Funções do administrador

Para os autores da Teoria Neoclássica e principalmente pelo Newman, a função do administrador se da pelo Planejamento, organização, direção e o controle, para assim formar o processo administrativo. O processo administrativo nada mais é que um processo de funções relacionadas em uma interação dinâmica.

 Planejamento: vão definir o que vai ser feito, e definir o que querem alcançar.

 Organização: vão dividir o trabalho, destinar os recursos que serão utilizados, e coordenar as atividades.

 Direção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com