TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia nas Empresas

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  12.024 Palavras (49 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 49

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Raphaela Ribeiro Pinto

ORIENTADOR: Mario Luiz

Rio de Janeiro 2017

[pic 4][pic 5]

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Empresarial.

Rio de Janeiro 2017

Á Deus primeiramente, à minha irmã e avó pelo amor incondicional, amiga Anna Carolina pelo incentivo, à Anna Paula Fernandes e Rosemary Ribeiro, à Kamyla pela força, aos colegas de turma pela parceria ao longo desta trajetória, aos meus colegas de trabalho que aturaram meu mau humor, vez ou outra, aos meus mestres e orientador, por fim e não menos importante à vida que sempre foi tão generosa comigo.

Á você meu pai e meu eterno herói (em memória) que mesmo de longe me acompanha sempre.

5

RESUMO

O presente trabalho acadêmico visa apresentar a importância da Tecnologia de Informação - TI no gerenciamento e desenvolvimento organizacional, sua eficácia, avaliando e demonstrando seus avanços e consequências na melhoria dos processos de gestão empresarial bem como as dificuldades de sua implantação, para que a organização não faça maus investimentos.

Neste material, foram utilizados referências bibliográficas na área de TI e gerenciamento de empresas para realização de embasamento teórico e veracidade do assunto. Dessa forma, são relatados aspectos importantes sobre o passado e presente tecnológico empresarial, trazendo significados para a tecnologia da informação como reforço para o desenvolvimento organizacional. O tema abordado tem intuito de ampliar a visão gerencial auxiliando na construção        do        conhecimento        e        inserção        de        informações        para        o

desenvolvimento humano e organizacional.

O principal motivo estudado que têm levado as Micros e pequenas empresa a se inserirem neste mercado e adotarem TI estão relacionados principalmente às pressões externas que a empresa enfrenta e à existência de um ambiente organizacional favorável.

Concluindo-se que a adoção da TI depende, não só de fatores internos para suas mudanças tecnológicas acontecerem, mas de todos os fatores do mercado externo.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação – empresas - gestão.

[pic 6]

6[pic 7]

METODOLOGIA

Do ponto de vista da abordagem do problema, a metodologia que mais foi adequada ao objetivo do estudo é a metodologia aplicada.

Será realizada uma pesquisa ampla abordando as temáticas da tecnologia no desenvolvimento organizacional, seu desenvolvimento histórico e a importância da tecnologia da informação, para o desenvolvimento organizacional. Onde poderão ser destacados autores como: Chiavenatto e Emerson Batista, em formato descritivo, não sendo utilizado outros recursos como questionários, pesquisa de campo, além das bibliografias.

De forma qualitativa os dados foram coletados e analisados durante o problema.

A leitura de livros, revistas e artigos, colaboraram para a finalização deste conteúdo.

Através de pesquisas via internet, Google acadêmico, para observação, análise e conclusão do trabalho, a Universidade Estácio de Sá e Instituição Nave do Conhecimento foram fundamentais para a evolução deste material.

[pic 8]7[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        09

CAPÍTULO I

A Administração e o avanço Tecnológico Organizacional        10

CAPÍTULO II

Informação        16

CAPÍTULO III

Sistemas de Informação        35

CONCLUSÃO        40

BIBLIOGRAFIA        43

ÍNDICE        45

ÍNDICE DE FIGURAS        46

ANEXOS        47

INTRODUÇÃO

Uma frase de Luiz Oscar Ribeiro descreve bem o que este material visa trabalhar: “A tecnologia não garante a felicidade humana, mas aumenta as possibilidades de escolha do homem”. A resposta a essas possibilidades se consegue enxergar ao longo desses capítulos.

Foram muitas as mudanças que ocorreram nas últimas décadas com a chegada da internet, para tanto, as organizações precisam se atentar e estarem a frente do seu tempo para se manterem no mercado de forma eficiente. Diferentes estudiosos descrevem em livros e artigos que acompanham essa evolução a fim de incentivar essas mudanças nas organizações. Encorajando e influenciando de certa forma, as mesmas a direcionarem suas teorias em ações práticas.

Entretanto, mudar significa muitas vezes quebrar a tradicionalidade e algumas regras. De fato, essas mudanças vão ocorrer de acordo com as necessidades de cada organização em um prazo determinado.

Segundo Chiavenato (2003), a grande invenção do final do século XXI foi a inovação, que passou a modificar a vida da sociedade, das organizações, do homem e da visão de mundo e que o DO veio como uma resposta âs mudanças e à inovação, tendo como tarefa básica mudar a cultura e o clima organizacional.

Já para Gary Hamel (2001), ao longo dos últimos anos, a s empresas trabalham para se tornar mais eficientes. Promoveram reengenharias, cortaram pessoal, integraram processos e implantaram programas de qualidade. A outra forma de inovação é a que modifica todo o modelo de negócios. De fato, as pessoas precisam entender que a inovação radical pode vir em proporções grandes ou pequenas. Mas em qualquer companhia, é desejável ter inovações radicais em todos os níveis da organização, numa quantidade suficiente para aumentar suas chances de criar aquilo que vai transformar todo o seu setor e se tornar potencial em um setor que está cada vez mais competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.1 Kb)   pdf (707.1 Kb)   docx (447.9 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com