TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

                [pic 1][pic 2][pic 3]

                             

        

Rogério de Mesquita Peixoto Junior – Administração

Teoria Geral da Administração

Estudo de caso: capítulo 6 e 7

1.Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

R: A estrutura organizacional seria definida pela estrutura Funcional, foi adotado essa forma por departamentalização e divisão de setores específicos para que houvesse a independência de cada parte especifica da empresa e facilitasse a administração geral.

2.Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.

R: Visava a melhor departamentalização considerando o tamanho do conglomerado, se fosse totalmente centralizado, aumentaria a burocracia e responsabilidades da organização, então buscou descentralizar a empresa, transferindo o poder em setores especializados.

3.Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

R: Ordem interna, busca a redução da burocracia e melhora nas atividades com a divisão dos departamentos e de ordem externa foi a evolução tecnológica, com a grande perda que teve fez a organização se reestruturar.

4.Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo?  Como se processa a delegação no seio do grupo?

R: Em suma a direção da empresa buscava a descentralização, mesmo havendo a concentração de poder na alta gerência do conglomerado, onde há uma transferência de poder dentro da empresa, e cada alto gestor pode fazer as alterações necessárias e ordens necessárias, desde que atenda o objetivo do grupo.

5.Quais os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

R: Alguns problemas que estiveram na crise do grupo, foram que a editora Globo desde 86 nunca tinha fechado o ano com lucro, havia também um número exagerado de funcionários com salários irreais e tratamentos prioritários excessivos e também eles apostaram na estabilidade econômica de 90.

6.Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização?

R: Tinha como objetivo, reduzir ao máximo as dívidas com vários credores, ver e melhorar os planos estratégicos e administrativos. O papel dele foi fundamental na reestrutura do grupo, negociou com facilidade as dívidas e aplicou os 3 papéis de Mintzber: Interpessoal, Informacionais e Decisórios.

7.Resuma a atuação de Reichstul nas empresas da Globopar e cite seu principal objetivo em cada uma delas.

R: Tinha o cargo de Diretor Geral da Globopar onde teve a atuação de rever as dívidas com os credores, atuou em outro tempo na Editora Globo, com basicamente o mesmo intuito e no final teve participação da rede Globo de Televisão, onde tinha basicamente o objetivo também de resolver os problemas financeiros.

8.Por que as mudanças propostas para reestruturar a Rede Globo eram mais difíceis de serem postas em prática?

R: Porque necessitava de corte em produtos específicos que eram o que mais davam lucro, e era o principal produto deles que eram as novelas.

Capítulo 7

1.Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

R: Conquistar a confiança dos diretores e funcionários da empresa e resolver problemas com a estratégia adotada pela empresa, tentando melhoras a política ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava, tinha também que melhorar a gestão na produção que em vez de ser por demanda de mercado era por produção de fábrica, o que gerou estagnação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com