TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Geral da Administração

Atividade 1

Na primeira obra o professor Pedro Lincoln C. L. Mattos sugere uma discussão sobre a seguinte questão: “Administração é Ciência ou Arte?”. Analisar a ambiguidade e a melhor maneira de discutir a pergunta, são os dois objetivos principais abordados pelo autor.

Durante o artigo o autor enaltece a necessidade de esclarecer o conceito de administração, formulando conceitos em que o saber administrativo (não a prática) e a arte podem estar, nesse caso, sobre o mesmo predicado.

Entretanto, após abordar diversos conceitos para a ciência, utilizando diversas indagações por via de sítios pouco conhecidos da área filosófica, o autor tenta retomar a pergunta inicial, porem admitindo que pouco sobrou da mesma, mas que o artigo serviu como passeio interessante para diversas áreas do conhecimento.

O segundo texto é nomeado “A Teoria Geral da Administração é uma Ideologia?” de Maurício Tragtenberg. O artigo introduz dizendo que a administração realiza-se plenamente no estado e, através de uma ideia de Hegel, ele diz que a finalidade do estado é a integração dos interesses particulares e individuais, não suprimindo o interesse geral e a sociedade.

Na contextualização da evolução das empresas com o avanço da tecnologia, o autor diz que os trabalhadores se aglomeravam nas fabricas, vivendo sob situações de vida e de moradia precárias. Nesse contexto, filósofos buscaram um modelo de sociedade que seja contraria aquela apresentada pós revolução industrial.

Saint-Simon fala que devemos melhorar a vida dos produtores, porque o contexto mais favorável a indústria será também o mais favorável a sociedade. Já Fourier diz que uma sociedade harmônica seria alcançada com o controle das paixões humanas. Por último, Karl Marx afirma que a burguesia desempenhou um papel importante, já que mudou o cenário ao acabar com as relações feudais e formar o crescimento do capital... Porem, se o proletariado quisesse se constituir, deveria derrubar essa supremacia da burguesia e tomar o poder.

O autor continua a discorrer sobre as eras industrias, passando pela terceira fase da industrialização onde abordou conceitos de Taylor e Fayol sobre a estrutura das empresas e dos trabalhadores, depois foi para a era pós industrial, onde ele apresenta as mudanças nas condições de trabalho e nos modelos administrativos, em que, devido ao avanço da tecnologia, a percepção e atenção do operário foram mais valorizadas que as habilidades profissionais, já que ele passou de produtivo para de “controle”. Nessa classe predomina a “comunicação” ao invés da “execução”.

A conclusão desse texto pode ser dada ao falar que “a TGA é ideológica quando afasta das determinações sociais reais, compondo-se num universo sistemático, organizado, refletindo deformadamente o real, enquanto ideologia.”

O restante dos recursos disponibilizados tratam da evolução, do cenário atual e de previsões para o cenário futuro da administração. O conteúdo envolve as consequências do avanço tecnológico constante no cenário mundial, além de características e expectativas para o futuro, junto com as formas para se integrar ao mesmo, dando ênfase ao âmbito profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com