TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

1- Descreva sobre o atual regime de Acumulação flexível, destacando seus vários aspectos.

R: O regime de Acumulação flexível foi caracterizado por Harvey em 1993, tendo a sua expansão desde 1973, com a crise do petróleo. Atualmente essa crise vis a uma reestruturação sistêmica. As mudanças ocorridas nesse período são denominadas de crise capitalista atual e a estratégia neoliberal que não vem a ser a luta de classes que irá redefinir a nova hegemonia do capital financeiro, no contexto de crise e mundialização do capital. Diante disso vários aspectos serão evidentes como: crise capitalista mundial; surgimento e expansão dos Tigres Asiáticos, que vem a ser o roteirista e a crise do fordis mo; crise Keynesiana; a crise do bloco soviético; a globalização ou mundialização do capital e os impactos nas lutas de classes.

2- Com a crise capitalista, que se manifestou a partir de 1973, o grande capital inicia uma gigantesca expansão financeira. Paralelo a esse contexto qual foi à tendência dos Estados Nacionais? E de qual postura se abdicaram?

R: Os Estados Nacionais abriram suas fronteiras ao capital especulativo, como forma de atrair o excedente mundial, e para que isso aconteces se alguns governos (especialmente nos países periféricos) abandonaram as posturas protecionistas que caracterizaram os anos 1950-1960, diminuindo ao mesmo tempo os gastos estatais, principalmente os sociais e reduzindo os encargos com os salários, para geração de superávit primário, como forma de captar recursos para remunerar o capital financeiro especulativo, a partir do aumento dos juros.

5. De que forma a crise capitalista afeta a classe trabalhadora?

Aumentando o desemprego e o emprego precarizado, fazendo com que a classe trabalhadora perca o poder de barganha e assuma uma postura individual e defensiva. Também ocorre uma pulverização, heterogeneização e desarticulação da classe trabalhadora, que leva a perda da unidader e identidade nas lutas.

6. Um primeiro aspecto que caracteriza o novo contexto mundial é o surgimento dos:

a) Toyotistas d) Ohmnismo

b) Crise do fordismo e) Expansão industrial

c) Tigres asiáticos

7. No contexto da crise capitalista qual foi a forma que o Estado nacional usou para abrir as fronteiras do Estado especulativo?

Diminuindo simultaneamente os gastos estatais e reduzindo os encargos com salários para geração superável primária, como forma de captar recursos para remunerar capital financeiro especulativo a partir do aumento de juros.

8. Quais as três medidas fundamentais que foram operacionalizados nos países da América latina? e por qual motivo elas foram realizadas?

As três medidas operacionalizadas nos países da América latina foram: a elevação de juros a liberação do mercado interno e a dolarização das economias, como forma de recuperar e manter o padrão dólar como ancora cambial. O motivo delas serem realizadas,foi para combater a inflação e reduzir o aumento dos preços

3. O que é a crise? E em qual momento está presente?

A crise é um resultado, uma consequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com