TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  26/5/2020  •  Resenha  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO    05-05-2020                  -         Turma U                  -   Administração

Professor:  Marco Antônio Gonçalves Delgado

Alunos (as):

Daniel Robaina Da Silva De Abreu

R A:

20201001571

1ª Questão. O termo Administração é usado de diversas formas. Empregamos para designar a máquina administrativa ou para a ação de dirigir, comandar, coordenar, acompanhar e controlar o trabalho que devem realizar empregados de uma determinada empresa. É também utilizada para designar a atividade meio ou de apoio que suporta e possibilita o desenvolvimento das demais atividades fins. Conceitue a Administração como ciência social abrangente e aglutinadora.

R: Como a ciência social é um tipo de ciência que estuda os aspectos sociais do mundo, ele tem como base a pesquisa da vida social de indivíduos ou grupos humanos, e administração também é um tipo de ciência, só que fundamentada em um conjunto de normas e padrões. O que esses dois tipos de ciências têm em comum, são ciências que tem o indivíduo como base, como a administração precisa ser feita por pessoas, a ciência social estuda o relacionamento delas para que os resultados possam ser executados no dia-a-dia de uma empresa.

2ª Questão. A Revolução Industrial significou o início do processo de acumulação rápida de bens de capital, com consequente aumento da mecanização. Isso se deve ao fato do capitalismo (economia de mercado) ser o sistema econômico vigente. A característica essencial da Revolução Industrial é que, antes dela, o progresso econômico era sempre lento (levavam séculos para que a renda per capita aumentasse sensivelmente) e depois, a renda per capita e a população começaram a crescer de forma acelerada nunca antes vista na história da humanidade. A Revolução Industrial do ponto de vista da Teoria da Administração se deu através de que?

 R: Se deu ao fato de que a Revolução Indusdtrial trouxe modificações economicas e tecnologicas que permititam o surgimento de novas formas de organização da sociedade.

3ª Questão. Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. Por que ele afirmou isso?

R: Porque ele conseguiu provar que existia inúmeros erros nas fabricas e com resultado do estudo que ele fez sobre essas áreas ele conseguiria mudar a forma de agir das pessoas que são responsáveis por gerenciar uma empresa e que sempre estudar sobre a organização e a administração trará resultados

4ª Questão. Por que Frederik Taylor não gostou que os operários aprendessem a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos?

R: Porque ele percebeu que, pelo fato de aprender através da imitação ou repetição, condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação os operários poderiam acabar fazendo do modo mais lento e demorado.

        

5ª Questão. Henri Fayol defendia que elementos da administração que constituem o chamado processo administrativo são pertinentes em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Quais são e explique suscintamente cada uma delas.

R: Planejamento: onde se define os objetivos e seleciona as políticas, os procedimentos e os métodos para alcançar o objetivo da empresa

Organização: A organização é definida como a construção estrutural de uma empresa de um sistema para atingir os resultados pretendido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com