TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  1/9/2020  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Administração pode ser considerada ciência ou arte? A resposta mais coerente desta pergunta é que ela é uma interdisciplina, arte pois o administrador precisa ser criativo/inovador, ciência pois ele usa de métodos, como por exemplo matemáticos para ter respostas sobre as questões no dia-a-dia desse profissional e quando pensamos nela em um espaço de pesquisa empírica logo vem à mente as universidades. A arte é desvalorizada em relação a ciência e é por isso que o primeiro extinto é responder que é uma ciência, mas ela não deixa de ser extremamente fundamental na nossa sociedade, pode-se dizer que mesmo a ciência pode ter arte, elas caminham juntas. O certo era reformular essa frase para “Administração se reduz a uma ciência ou a uma arte?”.

Planejar, organizar, dirigir e controlar são processos administrativos imprescindíveis realizados pelo administrador, juntamente com habilidades técnicas (capacidade de executar conhecimentos, métodos, equipamentos específicos), humanas (habilidade em lidar com pessoas) e conceituais (aptidão para agir de acordo com os interesses gerais da organização). Essas técnicas são adquiridas através de experiências acadêmicas quanto profissionais. Infelizmente a administração por ser uma área bem nova no Brasil em alguns lugares seu ensino é bem superficial não aderindo a complexidade que a profissão requer. É uma área interdisciplinar então o bom profissional tem que possuir conhecimentos abrangentes, como Recursos Humanos, Produção, Finanças, Marketing entre outros. Essa necessidade se dá ao contexto socioeconômico que estamos vivendo. A tarefa de administrar é muito incerta e possui várias variáveis. Por isso o profissional precisa ser bem capacitado para realizar um ótimo trabalho e obter sucesso.

Como por exemplo na Revolução Industrial em que surgiu o taylorismo, uma teoria administrativa, onde a mão de obra era especializada, seu método era a intensificação e não a racionalização do trabalho, também defendia a divisão das tarefas de trabalho, máxima produção e etc., porém essa visão não é mais válida, atualmente a mão de obra é qualificada, as equipes de trabalho são interfuncionais e diferente de antes necessitamos de um líder inspirador e não autoritário. Essas teorias são dinâmicas e se alteram de acordo com o interesse que a sociedade possui. Portanto, provavelmente a administração que vemos hoje não será a mesma que a que teremos décadas a frente, cabe ao administrador evoluir juntamente a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com