TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  29/9/2021  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade realizada para o curso de Administração da Universidade Santa Cecília - UNISANTA

Com base na disciplina apresentada, apresente diferenças de cada teoria: Teoria Científica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática.

Teoria Científica: A teoria científica tem como objetivos principais buscar a eficiência dentro do ambiente de trabalho. Além da eficiência, buscava os melhores métodos para seleção, treinamento e aperfeiçoamento de seus funcionários, afirma-se que se o funcionário estiver feliz, a empresa funcionará melhor, ou seja, acreditavam que uma boa remuneração aumentava a produtividade de seus funcionários.

Teoria das Relações Humanas: A teoria das relações humanas entende que uma boa remuneração não garante a produtividade dos funcionários, e sim, as condições na qual ele realiza suas tarefas. Para estas necessidades de humanizar a administração, foram criadas diversas teorias, dentro delas a de motivação, onde um de seus representantes era a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, onde afirma que os humanos têm cinco principais necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto realização.

Teoria Burocrática: A teoria burocrática surgiu em razão as criticas feitas em relação à teoria clássica e teorias das relações humanas, pois afirmavam que se limitavam por seus métodos mecanicistas e aparentemente ingênuos. Seu principal pensador era Max Weber, que afirmava que os funcionários deviam se comportar de acordo com as normas e regulamentos impostos pela organização, no objetivo de atingir o máximo de eficiência, algumas de suas principais características eram divisão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionalidade e etc.

Com isso, deve-se concluir que as principais diferenças entre as teorias citadas são: Uma buscava a remuneração para atingir a boa produtividade e um bom funcionamento da empresa, outra visava entender as principais necessidades de um indivíduo e melhorar suas condições de trabalho e outra visava uma boa eficiência através das normas e regulamentos da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com