TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  19/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

(campus Macaé) – ECA -Turma:705 / (2021.1)

Esther Cabral

Guilherme Gregório

João Victor W Chapetta

Avaliação TGA

 Teoria Geral da Administração

Rio das Ostras-RJ

2021

1° questão

A experiência de Hawthorne tinha o objetivo de analisar situações e como poderia ter o aumento da produção. Então ela foi dividida em 4 fases como veremos a seguir.

Fase 1 – Utilizaram da iluminação para testar dois grupos, o primeiro tinha iluminação constante e o segundo tinha iluminação variável, o resultado, concluiu que o fator psicológico exerce grande influência na produção. Um funcionário estabilizado psicologicamente, renderá mais que um funcionário que está passando por uma instabilidade psicológica. Por isso é vital o empregador se preocupar com a saúde psicológica do seu empregado, além de evitar que ele possa causar/sofrer algum acidente no trabalho, esse trabalhador renderá melhores resultados.

Fase 2 – Nessa fase tinham um objetivo de ver como a influência de um gestor rígido impactaria na produção, então criaram uma equipe com gestor rígido e um grupo com uma supervisão branda, o resultado obtido foi uma satisfação maior com a gestão branda e consequentemente uma maior produção. Essa fase mostrou como ter um gestor que compreenda os seus subordinados faz a diferença para a satisfação do grupo, um grupo satisfeito sem dúvidas produz muito mais que um grupo insatisfeito.

Fase 3 – Após realizarem as duas primeiras etapas, decidiram partir para fase 3, aqui eles decidiram deixar de valorizar apenas a parte física dos colaboradores e começaram a olhar também para a parte humana, basicamente eles quiseram dar voz aos funcionários, onde eles podiam dar suas opiniões e como estavam se sentindo. Esse passo foi muito importante porque os trabalhadores ao invés de guardarem informações importantes, agora poderiam compartilhar essas informações que traziam uma série de benefícios.

Fase 4 – Para concluir as fases decidiram testar a organização dos grupos, fizeram isso com o salário, onde os grupos receberiam pelo trabalho realizado, chegou-se ao resultado de companheirismo dos grupos. Mostrando que os trabalhadores tendem a criarem laços entre si.

A experiência de Hawthorne trouxe muitas informações sobre o ambiente de trabalho, talvez a maior lição aprendida é que trabalhadores satisfeitos tendem a produzir muito mais que trabalhadores insatisfeitos. Por isso é vital para o empregador saber ouvir a sua equipe, fornecer boas condições de trabalho e ser um líder, não um comandante.

2º questão

Por volta de 1950, o psicólogo norte americano Abraham Harold Maslow apresentou sua teoria da hierarquia das necessidades de Maslow ou também conhecida como Pirâmide de Maslow. Tratam-se de conceitos postos em ordem de precedência que determinam condições para que o ser humano atingir sua plena autorrealização pessoal ou profissional. A Pirâmide de Maslow apresenta cinco níveis hierárquicos, cada um formado por um conjunto de necessidades, seguindo a ordem: Necessidades fisiológicas, Necessidades de segurança, Necessidades sociais, Necessidades de autoestima e Necessidades de realização pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com