TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

        A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode acontecer ou não, dependendo das circunstâncias.

        A Abordagem Contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.

        Para isso, alguns pesquisadores passaram a analisar os vários aspectos que compunham o êxito ou não de várias organizações procurando compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições.

        Baseados nestes estudos os pesquisadores puderam confrontar como as organizações interagem com as variáveis ambientais e as consequências para as técnicas administrativas e a relação funcional dentro das organizações.

        Estudos de Chandler, Burns e Stalker, Lawrence e Lorsh e Joan Woodward entre outros, demonstraram o impacto ambiental sobre a estrutura e funcionamento da organização.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          1

2. ABORDAGEM CONTIGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO         2

2.1.  ORIGENS         2

2.2. PESQUISA DE CHANDLER         3

2.3.  PESQUISA DE BURNS E STALKER          4

2.4.  PESQUISA DE LAWRENCE E LORSCH         5

2.5. PESQUISA DE JOAN WOODWARD         6

3. TEORIA CONTINGENCIAL         8

4. CONCLUSÃO         10

5. REFERÊNCIA         11


1. INTRODUÇÃO

De maneira geral, contingência significa algo incerto ou eventual, que pode ou não acontecer.
       As organizações complexas levaram a uma nova teoria, em que a estrutura de uma organização e seu funcionamento depende principalmente da sua interface com o ambiente externo, o surgimento da teoria contingencial diz que diferentes ambientes requerem diferentes relações organizacionais para uma ótima eficácia.

É necessário um modelo apropriado para cada situação.

Chiavenato (1983) afirma que a abordagem contingencial salienta que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única que seja a melhor para organizar no sentido de se alcançar objetivos altamente variados das organizações dentro de um ambiente de trabalho também variado.

2. ABORDAGEM CONTIGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 - ORIGENS

        A Teoria contingencial teve origem através de pesquisas realizadas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Para isso, alguns pesquisadores passaram a analisar os vários aspectos que compunham o êxito ou não de várias organizações procurando compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições.

        Baseados nestes estudos os pesquisadores puderam confrontar como as organizações interagem com as variáveis ambientais e as consequências para as técnicas  administrativas e a relação funcional dentro das organizações.
        A Abordagem Contingencial conclui que os fatores ¨ambiente¨ e ¨tecnologia¨ são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuar como oportunidade ou restrições que influenciam a estrutura e os processos internos da organização e que tais fatores devem ser constantemente identificados, especificados e reformulados para uma Administração equilibrada e de acordo com seu objetivo alcançado.

2.2 - PESQUISA DE CHANDLER

Em 1962, Alfred Chandler Jr. Realizo uma das mais sérias investigações históricas abordando a estratégia de negócios. Estudou quatro grandes empresas americanas: a DuPont, a General Motors, a Standar Oil Co.(New Jersey) e a Sears Roebuck & Co; demonstrou que as estruturas destas empresas foram necessariamente adaptadas e ajustadas às suas estratégias durante todo um processo histórico envolvendo quatro fases distintas:

Acumulação de Recursos: A expansão da rede ferroviária iniciada após a Guerra da Secessão Americana ocasionou o fortalecimento do mercado de ferro e aço e o moderno mercado de capitais, com isso houve um rápido crescimento urbano gerado pela facilidade da estrada, como a migração rural e o início da imigração europeia. As empresas tiveram que ampliar suas instalações de produção e organizar uma rede de distribuição, passaram então a deter o mercado de matérias-primas através da compra de empresas fornecedoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com