TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração Eficiência

Por:   •  12/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Geral da Administração

Data: 07/06/2021

Aluno: Américo Antunes Nogueira Dias

1. Quais as referências à Administração no período da pré-história?

As referências pré-históricas à administração estão evidenciadas no planejamento e esforços nas construções erguidas na antiguidade como as pirâmides do Egito que perduram até hoje, tem-se também registro em papiros atribuídos à época de 1300 a.C que indicavam a importância da organização e da administração da burocracia pública no Antigo Egito. Na China, as parábolas de Confúcio sugerem práticas para a boa administração pública.

2. Quais as influências dos filósofos para a Administração?

Os filósofos sugeriram muitos dos conceitos atuas da Administração, cada filósofo contribuiu um pouco para o desenvolvimento da Administração, cada qual em sua época e com suas teorias.

Sócrates (470-399 a.C.), expõe seu ponto de vista sobre a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão (429-347 a.C.), expõe a forma democrática de governo como a preferida na administração dos negócios públicos.

Aristóteles (384-322 a.C.), que versa sobre a organização do Estado, Aristóteles distingue as três formas de administração pública: Monarquia ou governo de um só. Aristocracia ou governo de uma elite. Democracia ou governo do povo.

3. Quais as influências da organização da Igreja Católica para a Administração?

A Igreja Católica após a queda do império romano foi em sua época a maior organização, suas normas e princípios administrativos que foram transferidos dos Estados (como Atenas e Roma) foram ganhando forma através dos séculos. Foi a Primeira Organização a fazer o registro de suas ações – registro de nascimento, casamento, morte. É regida pelo seu comando do executivo principal que é o Papa.

4. Quais as influências da organização militar para a Administração?

Administração, tendo o livro A Arte da Guerra de Sun Tzu (544-496 a.C.) que ainda reverenciado nos dias de hoje, um de seus pilares, nesse livro é falado de táticas militares, planejamento, manobras, variações táticas, organização de exércitos, as lições de Sun Tzu ganharam versões contemporâneas de muitos autores e consultores.

A organização militar preza muito o conceito hierarquia e autoridade, ou seja, os escalões hierárquicos de comando com graus de autoridade e responsabilidade é um aspecto típico da organização militar utilizado em muitas organizações de hoje como por exemplo (diretores, gerentes e funcionários) pode se dizer uma hierarquia.

Outra contribuição é o princípio de direção, no qual o soldado sabe o que se espera dele e o que ele deve fazer, conceito esse também usado nas organizações no qual o a contribuinte também deve saber o que fazer e o que se espera dele

5. Quais as influências da revolução industrial para a Administração?

A invenção da máquina mudou completamente a estrutura social e comercial, provocou profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. A revolução industrial foi dividida em duas épocas distintas:

1780 a 1860: Primeira Revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com