TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Administração I

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação a Distancia – AD1 – 1/2015

Teoria Geral da Administração I – Prof: Elaine Sigette

Data: 19/02/2015

Nome: Igor Santo da Silva________________________________________________

Polo: Três Rios   _______________________________________________________

Questão 1: Após a leitura criteriosa do capítulo 1, defina e relacione “Conhecimento”, “Ciência” e “Administração” conforme os pressupostos teóricos dados no capítulo.  (2,0 pontos)

Conhecimento é a maneira de o homem interpretar o universo, o mundo as organizações e a si mesmo. É fruto da busca empírica do homem para a solução de seus problemas cotidianos.

A ciência é fruto do estudo, da meditação articulada com relação a determinado objeto ou campo da ação humana.

Administração é um campo determinado de estudo cujo objeto central da análise é a organização de produção e a aplicação dos seus recursos para alcance de objetivos específicos.

Em relação a administração é fundamental da pessoa saber interpretar o seu ambiente e com isso ter um jogo de cintura sabendo se adaptar nas situações isso é fruto de conhecimento, já a ciência nesse campo vem do estudo detalhado da área atuante com teorias e observações minuciosas estudado em livros e artigos por exemplo.

Questão 2: Identifique a relação existente entre:

  1. Senso comum e Ciência (0,5)
  2. Técnica e Ciência (0,5)
  3. Teoria e Paradigma (0,5)
  4. Paradigma e Escola do Pensamento (0,5)

  1. A ciência é a transformação do senso comum por meio da articulação, da coordenação e da sistematização do conhecimento.
  2. A ciência explica a técnica é como será feito.
  3. A teoria encontra no paradigma o seu ponto de sustentação, no âmbito da comunidade cientifica.
  4. Segundo Lacombe(2004) o paradigma cumpre função estruturante nos processos de construção, desenho, configuração e difusão do conhecimento cientifico que se configura como escola do pensamento na administração.

Questão 3: Por que a Administração é classificada como ciência aplicada? Qual é a importância dos estudos da Administração e da Administração pública para a sociedade atual? (2 pontos)

Porque a administração é um campo determinado de estudo cujo objetivo central da análise é a organização de produção e a aplicação dos seus recursos para alcance de seus objetivos. A técnica é fruto da ciência que se consiste em ciência aplicada.

A importância dos estudos tanto na administração pública como na privada é basicamente organização porque não existe estrutura sem que tenha o mínimo de organização, com cada pessoa no seu cargo para assim chegar no seu objetivo que é oferecer pra sociedade os seus recursos, seja ela pública (estado) como educação e saúde por exemplo e a privada comercializando roupas, carros e acessórios.

Questão 4: De acordo com a leitura do capítulo 2, aponte fragmentos da história das civilizações ocidentais (dois) onde poderemos encontrar práticas gerenciais para os interesses comuns e/ou para os interesses particulares.  (1 exemplo de interesse comum e 1 exemplo de interesse particular) (1 ponto)

De interesse particular os egípcios contribuíram, com as escrituras, a estruturação de escolas, na definição de juntas de conselhos no detalhamento do trabalho e de sua decomposição em tarefas. Comum a estrutura social dos sumérios está organizada em torno grandes cidades, as quais eram distribuídas arquitetonicamente no entorno das cidades das burocracias e dos templos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com