TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral da Adminstração

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria Geral da Administração –

Relatório Final do Problema 03

Grupo:

Questões e Estratégias de Pesquisa

Verifica-se que a empresa adota o modelo da administração cientifica.

Tal modelo de administrar pressupõe que, o que motiva o trabalhador é apenas o dinheiro.

Mas na verdade não é só o incentivo monetário que motiva o homem, mas sim vários elementos tais como, prestígio, o poder, a aceitação no grupo, a auto-realização, etc. Tais elementos tem que ser considerados pois a natureza humana é muito complexa. (MOTTA, 1975)

O problema do absenteísmo, abandono do emprego e as constantes reclamações com o sindicato e consequentemente as greves são causadas pela técnica administrativa empregada na organização, sendo esta a administração cientifica.

Em 1911 a pedido do Senado americano e dirigido pelo Prof. Hoxie, da Universidade da Califórnia, foi realizada uma pesquisa  sobre os graves problemas que ocorriam nas empresas americanas. Essa pesquisa mostrou que o sistema baseado somente na eficácia e no rendimento  trazia inconvenientes morais e psicológicos  nos trabalhadores e que eles não conseguiam alcançar o ritmo do tempo-padrão exigidos pela empresa , tornando isso uma nova forma de humilhação e exploração, humilhação esta trazida pela automação do trabalho, pela monotonia e a pouca exigência de raciocínio, querendo assim tornar o trabalhador uma espécie de robô. (HOXIE apud CHIAVENATO, 1987).

Definido o problema, o grupo buscou informações relevantes sobre um melhor método de administrar os trabalhadores e que leve em consideração além do incentivo salarial (Dinheiro) as características psicológicas, emocionais e sociais das pessoas.

Conceitos

Existia uma tendência de desumanização do trabalho que era a aplicação de métodos rigorosos, cientificamente aplicados e que deveriam ser precisos, no qual os trabalhadores eram praticamente forçados a fazer. Para tentar corrigir essa tendência, surgiu a Teoria das Relações Humanas. (CHIAVENATO, 1987).

Essa teoria tem como principal objetivo mostrar que:

As organizações devem ter como enfoque principal seu sistema social, pois elas são  formadas de pessoas com seus sentimentos, atitudes, necessidades e também o comportamento do trabalhador como integrante de um grupo. Este sistema social influencia muito o desempenho da organização. ( MAXIMIANO, 1997).

Quando a organização der importância a esse sistema social fará com que  seus trabalhadores se tornem pessoas integradas socialmente.

A partir do momento em que o trabalhador se tornar mais integrado ao grupo, isto é, passar a interagir socialmente com as pessoas do trabalho ele terá maior disposição para produzir. O empregado pode até ter excelente condições físicas e fisiológicas, mas se ele não estiver integrado socialmente o seu desempenho no trabalho poderá sofrer influência desse isolamento social. (CHIAVENATO, 1987).

Essa influência no desempenho foi observada na Experiência de Hawthorne, que fez com que Elton Mayo defendesse vários  pontos de vista, no qual citam-se os que mais se relacionam com o problema sugerido.

Mayo defende que o operário reage de acordo com o grupo  e não isoladamente e que o indivíduo não é só motivado pelo dinheiro e sim pela necessidade  de conviver com outras pessoas, de ser reconhecido e fazer parte de um grupo. (MAYO apud CHIAVENATO)

Possíveis Soluções e Implicações éticas

Após analise e pesquisa nota-se que é necessário implantar novas condições de trabalho para os operários, condições estas que abandonem o trabalho isolado e a forma mecanista com que são executadas as tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com