TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contingência

Por:   •  18/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

                 A Teoria da Contingência afirma que o comportamento das organizações depende essencialmente de variáveis situacionais principalmente o ambiente, tecnologia e o tamanho das organizações, em função disto uma organização podem ter comportamentos diferentes, esta teoria tem uma perspectiva de que as organizações sistemas abertos. Diferentemente disto a escola clássica que tinha foco nas estruturas formais das empresas e via o homem como parte de uma maquina que só trabalhava pela remuneração pecuniária e acreditava que existia uma melhor maneira de fazer tudo em todas as organizações. A teoria de relações humanas também tinha uma mesma visão com relação a maneira de fazer as coisas na organização o que mudou foi a forma de pensar com relação ao homem este passou a ser o centro da análise,os teóricos como Maslow acreditavam que eles tem necessidades também de ordem psicológica Elton Mayo comprovou a necessidade de organizações informais com as experiências de Hawthorne e outras teorias surgiram.

                 Porém a única teoria que veio para afirmar que na verdade existe uma melhor maneira específica de fazer as coisas em cada organização é a Teoria da Contingência que diz existirem vários fatores que afetam a estrutura e o funcionamento das organizações, porém os três mais importantes são: incerteza ambiental que envolve o controle e a compreensão de ações internas e externas como consumidores e fornecedores. Tecnologia, esta variável esta relacionado com o uso de tecnologias principalmente as mais recentes que mudam completamente as organizações no campo da comunicação, organização do trabalho, etc. O tamanho das organizações que condiciona a estrutura e as práticas administrativas.

                 Os teóricos Burns e Stalker foram os primeiros a analisar o ambiente como fator variável nas organizações e que condicionam suas estruturas e práticas administrativas, nesta análise os ambientes vão de incerto a estável e identificou duas formas básicas de estrutura  a mecanicista que se caracteriza pela alta especialização das tarefas , departamentalização rígida, clara hierarquia e alta obediência aos superiores que é mais adequada aos ambientes estáveis.A orgânica que apresenta flexibilidade maior, contínua mudança de tarefas, uma estrutura inter-relacional mais baseada na comunicação, importância do trabalho em equipe, etc, mais adequada aos ambientes incertos.

                Os teóricos Emery e Trist focalizam que ações de gestão devem ser localizadas não só internamente, mas nos ambientes externos, pois os mesmos podem ser: Pláscido, típico de concorrência perfeita. Pláscido com ambientes aglomerados é do tipo de concorrência imperfeita. O reativo-desordenado condiz com o oligopólio e o ambiente do tipo turbulento que tem alta rivalidade entre as empresas.

                O teórico Joan Woodward trabalhou com a teoria sobre a tecnologia de produção, identificando três tipos de processo: Produção unitária ou de pequenos lotes com uma mão-de-obra especializada e um processo produtivo flexível e descentralizado. Produção em massa ou em grandes lotes tem estrutura em linha de montagem, com mão-de-obra pouco especializada e processo de produção padronizado. Produção contínua ou automatizada que se caracteriza pela alta especialização de mão-de-obra e pouca comunicação do tipo informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com