TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contingência e Visão Holística

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Fundamentos da Administração

  Teoria Contingencial e Visão Holística

  1. O que são?

Teoria Contingencial -> Oriunda da palavra “contingencia” que significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, a teoria contingencial enfatiza que o que acontece dentro das empresas é relativo, tudo depende de vários fatores, seja em relação a forma no qual a empresa trabalho ou também das relações entre as condições do ambiente e técnicas administrativas.

Visão Holística -> Vem do Grego “Holos” que significa todo. O “holismo” expressa a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes, ou seja, essa visão holística defende que o homem é um ser indivisível não podendo assim ser entendido através de um análise separada de sua diferentes partes.

  1. Como surgiram?

Teoria Contingencial -> Essa teoria nasceu na década de 1960 a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais seriam eficazes em tipos específicos de organização.  As pesquisas foram feitas isoladamente com o objetivo de confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os princípios da teoria clássica. O resultado caminhava para uma contingência onde na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes ambientes, observava-se que vários aspectos externos e internos influenciavam diretamente na eficácia das chamadas Teorias Clássicas.

Visão Holística -> Nasceu na década de 1920 em Londres, mais precisamente em 1926, onde esse termo foi forjado pelo General Sul-Africano Jam Christian Smuts no livro “Holism and Evolution”. O objetivo era denominar o fator operativo fundamental referente a criação de conjuntos no universo. De certa forma, grandes pensadores ao longo da história chegaram no conceito da visão holística como o Francês Augusto Comte quando sobrepôs a importância do espírito de conjunto (ou de síntese), sobre o espírito de detalhe ( ou de análise ) .

  1. Quais seus preceitos ?

“A visão de contingência procura entender as relações dentro e dentre os subsistemas, bem como entre organizações e seu ambiente, e procura definir padrões de relações ou configurações de variáveis. Esta visão enfatiza a natureza multivariada das organizações e tenta entender como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.” Kast F. e Rosenzweig J. Ênfase: no ambiente tecnológico - é o foco das teorias que consideram a Administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional Enfoque: Análise ambiental (imperativo ambiental); Abordagem de sistema aberto; A Teoria das Contingências é um desenvolvimento da Teoria dos Sistemas e vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização e empresas. A Teoria das Contingências entende que situações diferentes exigem práticas diferenciadas, indicando o uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas separadamente ou em conjunto, para solucionar problemas das empresas. A Teoria das Contingências tem contribuído de forma intensa na moderna administração, notadamente na identificação das variáveis com forte efeito no projeto geral das organizações, tais como: tecnologia, tamanho e natureza do ambiente. Possibilitando prognósticos das diferentes estruturas e funcionalidades das organizações causadas pelas disparidades dessas variáveis. Não existe um único modo de bem administrar ou estruturar uma organização. A estrutura deve variar com as condições tecnológicas particulares. A forma como os gestor es conduzem as organizações é contingências das características do ambiente em que está situada a organização

A Administração Holística tem como base que a empresa não pode mais ser vista como um conjunto de departamentos (Departamentalização) que executam atividades isoladas, mas sim como em conjunto único, um sistema aberto em continua interação. A abordagem holística propõe uma integração de conceitos defendidos por outros modelos de administração, como: a valorização da intuição preconizada pelo modelo japonês, o desenvolvimento pessoal defendido pela administração por objetivos e a interação valorizada pelo Desenvolvimento Organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (299.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com