TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Motivação de Maslow

Por:   •  16/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW

Abraham Maslow (1908-1970) foi um famoso psicólogo norte-americano de referência na Psicologia Humanista, mas que estudou inúmeras outras correntes da psicologia e trabalhou em pesquisas sobre a sexualidade humana. Filho de russos e judeus, teve uma infância repleta de dificuldades e, para fugir das situações de miséria, Maslow refugiava-se em bibliotecas.  (https://www.ebiografia.com/abraham_maslow/)

A mais conhecida e difundida teoria de Maslow é a Teoria da Motivação. Mas, para entendermos o conceito desse estudo, primeiramente precisamos entender o que é motivação. Segundo Chiavenato (2011), para que o comportamento humano possa ser compreendido, é necessário o conhecimento da motivação humana. O motivo é considerado um impulso que leva a pessoa a agir de determinada forma, gerando um comportamento específico. Esse impulso pode ser gerado pelo próprio indivíduo, por meio de processos mentais, ou ainda por um estímulo externo do ambiente.

O ciclo motivacional (Figura 01) pode explicar o comportamento humano. De acordo com Chiavenato (2011), é através dele que compreendemos o processo pelo qual as necessidades influenciam seriamente no comportamento de cada indivíduo.

Figura 01: Esquema do ciclo motivacional

[pic 1]

Fonte: http://admteorica.blogspot.com/2016/08/ciclo-motivacional-motivacao-funciona.html

A tendência é sempre de que o organismo humano busque por um estado de equilíbrio, que é interrompido quando surge uma necessidade. Nesse momento, a tensão toma o lugar do equilíbrio e se mantém, gerando sofrimento, ansiedade, insatisfação e desconforto, e terminando quando a necessidade enfim é satisfeita. http://admteorica.blogspot.com/2016/08/ciclo-motivacional-motivacao-funciona.html

Esse processo leva o indivíduo à um comportamento ou ação capaz de descarregar a tensão ou de restabelecer o equilíbrio. Assim, se o comportamento for eficaz, ocorrerá a satisfação da necessidade e a volta do equilíbrio interno. Entretanto, nem sempre a necessidade é satisfeita e a tensão não descarregada permanece no organismo e dá origem à frustração, provocando sintomas psicológicos, fisiológicos ou sociais (CHIAVENATO, 2011).

Em alguns casos, a necessidade pode não ser satisfeita nem frustrada, mas sim compensada. Dessa forma, embora a necessidade inicial não seja alcançada, uma forma diferente de recompensa é adquirida, resultando em uma satisfação alternativa. http://admteorica.blogspot.com/2016/08/ciclo-motivacional-motivacao-funciona.html

Para gestores, é importante a realização do estudo do ciclo motivacional a fim de evitar a frustração corriqueira das necessidades de seus colaboradores ou, no mínimo, buscar formas alternativas de satisfação. O objetivo é manter os melhores e motivar os iniciantes a serem cada vez mais produtivos.

A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

A teoria desenvolvida por Maslow propõe que as necessidades humanas estão organizadas na forma de uma pirâmide, de acordo com uma hierarquia de necessidades (Figura 02) (CHIAVENATO, 2011).

Figura 02: Pirâmide da hierarquia das necessidades

[pic 2]

Fonte: https://joaofarret.com/piramide-de-maslow-teoria-motivacional/

        

Segundo Chiavenato (2011), as necessidades humanas são:

  1. Necessidades fisiológicas (básicas): constituem o nível mais baixo da pirâmide, mas são de fundamental importância pois estão relacionadas à sobrevivência do indivíduo e da espécie. São necessidades instintivas e já nascem com o indivíduo, tais como: fome, sede, cansaço, sono, desejo sexual etc.
  2. Necessidades de segurança: também estão relacionadas com a sobrevivência do indivíduo e levam-no a proteger-se de todo perigo real ou imaginário, físico ou abstrato. Normalmente surgem quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas. A procura de segurança, busca de proteção contra ameaça ou privação, fuga ao perigo, desejo de estabilidade e a busca por um mundo ordenado e previsível são enquadradas em necessidades de segurança.
  3. Necessidades sociais: são aquelas ligadas à vida associativa do indivíduo com outras pessoas, como relações de amizade, a necessidade de receber afeto, a busca de amigos, aceitação pelos companheiros, entre outros. Dar e receber afeto é fonte motivadora do comportamento humano, caso contrário o indivíduo poderá ter problemas com adaptação social, isolamento e solidão.
  4. Necessidades de estima: estão relacionadas com a maneira pela qual os indivíduos passam por autoavaliação e também com sua autoestima, ou seja, as formas como ele se avalia e se vê. Quando essas necessidades são satisfeitas, há sentimentos de autoconfiança, auto apreciação, reputação, reconhecimento, amor próprio, prestígio, valor, status, capacidade, força, poder e utilidade. Do contrário, a frustração gera sentimentos de dependência, inferioridade, desamparo e fraqueza, que podem levar ao desânimo ou atividades compensatórias.
  5. Necessidades de autorrealização: relacionadas ao desejo do indivíduo de realizar o próprio potencial e autodesenvolvimento contínuo, com o intuito de tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que se pode ser.

Todo indivíduo possui diferentes necessidades, alternando na intensidade e forma de manifestação. Baseada nisso, a teoria da motivação de Maslow se fundamenta nos seguintes aspectos:

  1. As necessidades humanas de níveis mais superiores se manifestam apenas quando alguma necessidade inferior foi satisfeita, pois deixou de ser motivadora de comportamento, ou seja, quando o indivíduo satisfaz necessidade básicas (alimento, vestuário e abrigo), ele almeja uma vida mais sociável (próxima escala da hierarquia das necessidades).
  2. Nem todo indivíduo consegue chegar aos níveis mais elevados de necessidades, isto porque eles mantêm-se estagnados nos níveis mais básicos de necessidades, como as fisiológicas e de segurança.
  3. O comportamento do indivíduo é determinado pelo nível hierárquico da necessidade em que se encontra, ou seja, quando as necessidades básicas forem satisfeitas, as necessidades de estima e de auto realização é que influenciarão no comportamento humano.
  4. Cada indivíduo pode ter mais de uma motivação, sendo que as mais elevadas atuam sobre as mais baixas, uma vez que essas estejam satisfeitas. O efeito sobre o organismo está relacionado ao estado de satisfação e insatisfação, determinando o comportamento do indivíduo.  
  5. A frustração das necessidades do indivíduo pode gerar uma ameaça psicológica, causando uma reação no comportamento humano.

Apesar de nunca ter sido confirmada cientificamente, a teoria da motivação de Maslow ainda é aceita e muito utilizada no campo de atuação do administrador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (219.6 Kb)   docx (996.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com