TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de Sistemas

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

[pic 1]

Criticou a visão que se tem do mundo dividido em diferentes áreas, como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia,etc.

Sua teoria afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as suas interdependências de suas partes, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.

O organismo é a criação de um todo maior que a soma das suas partes, ou seja, nas organizações empresariais a soma dos benefícios das operações combinadas é maior do que se as operações fossem realizadas separadamente e seguindo essa linha de pensamento que deu origem do conceito de visão sistêmica.

Ilustrando, a água é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem:

[pic 2]

Vale lembrar que, antes dessa teoria a visão das organizações era parcial e limitada pelas teorias de Taylor e Mayo, e ao considerar a organização como um sistema, passa-se a analisar o ambiente, ou seja, o conjunto de forças internas ou externas que possam ter alguma influência sobre o funcionamento desse sistema. O conhecimento mais profundo da dinâmica dos sistemas e da interação entre as variadas forças atuantes permite que as organizações proponham ações mais eficazes, não só de curto prazo, mas também e principalmente de médio e longo prazo.

Como na ilustração que está logo abaixo, entendemos que as organizações são sistemas abertos que interagem com o ambiente de forma inter-relacionadas e interdependentes.O próprio ambiente serve como fonte de energia, materiais e informação ao sistema.

Essa abordagem “ecológica”demonstra que o ambiente pode ser um recurso para o sistema, bem como também ser uma ameaça à sua sobrevivência.Justamente dentro dessa preocupação das organizações, é que surge a força maior para o uso mais amplo da visão sistêmica no intuito de manter a vitalidade das organizações e evitar o processo de entropia.

[pic 3]

Tipos de Sistemas:

Com relação aos tipos de sistemas eles podem ser:

- Físicos ou Concretos quando compostos de equipamentos, máquinas, objetos e coisas reais.São denominados hardware;

[pic 4]

- Abstratos ou Conceituais quando compostos de conceitos, filosofias , planos, hipóteses e idéias.São denominados software.

[pic 5]

Tipos de Sistemas – Natureza

Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos:

- Sistemas Fechados são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental;

[pic 6]                                                          [pic 7]

- Sistemas Abertos são os sistemas que apresentam intercâmbio com o ambiente através de entradas e saídas.Os sistemas abertos trocam matéria e energia com o meio ambiente;

[pic 8]                                          [pic 9]         

Parâmetros dos sistemas

Os parâmetros dos sistemas são: entrada, saída, processamanto, retroação e ambiente.

- Entrada ou insumo é a força e/ou impulso de arranque ou partida do sistema que fornece o material, energia ou informação para a operação do sistema;

- Saída ou produto é a consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema;

- Processamento ou transformação é o fenômeno que produz mudanças, ou seja, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas;

- Retroação ou Feedback é a função do sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido.

[pic 10]

Organização como Sistema Aberto e a aplicação dos Sistemas Abstratos ou Conceituais

A organização é um sistema criado pelo homen e mantém uma dinâmica interação com o meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes,etc.

Além disso, é um sistema integrado por diversas partes ou uindades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes.

Como o sistema é um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado, não podemos desconsiderar que a utilização dos parâmetros dos sistemas abstratos ou conceituais  são altamente eficazes para as organizações manterem em suas características os requisitos de:

- Homeostasia: é a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo inalterado o seu status quo interno;  

- Adaptabilidade: é a mudança do sistema no sentido de ajustar-se aos padrões requeridos em sua interação com o ambiente externo, alterando o seu status quo interno para alcançar um equilíbrio frente a novas situaçõe;.

- Fronteiras ou Limites: é a linha que demarca e define o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema.Nem sempre a fronteira existe fisicamente, porém é através dela que existe a interface;

- Morfogênese: a organização pode modificar sua constituição e estrutura, a partir da comparação dos resultados obtidos e os desejados, quando são detectados erros que devem ser corrigidos para modificar a situação;

- Resiliência: as organizações apresentam capacidade de enfrentar e superar pertubações externas provocadas pela sociedade sem que desapareça seu potencial de auto-organização.

Como vimos, a organização é um sistema aberto em constante interação com o meio, recebendo matéria-prima, pessoas, energia e informações para transformar e converter em produtos e serviços que são exportados para o meio ambiente.Sendo assim:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com