TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Caos

Por:   •  19/9/2023  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DO CAOS

A Teoria do Caos é um ramo da matemática e da física que lida com sistemas complicados e imprevisíveis. Ela se concentra em coisas que têm muitas partes, são sensíveis a pequenas mudanças e podem parecer desorganizadas, mas têm alguma ordem subjacente.

Esses sistemas caóticos têm algumas características importantes:

1. São sensíveis às condições iniciais, o que significa que pequenas diferenças no começo podem causar grandes diferenças no futuro (efeito borboleta).

2. Não seguem regras simples e lineares.

3. Às vezes, parecem aleatórios, embora sejam governados por equações matemáticas.

4. Apresentam padrões complexos em diferentes escalas (fractais).

5. Têm repetições de padrões semelhantes em diferentes detalhes (autossimilaridade).

6. Não têm padrões previsíveis ou ciclos (não periódicos).

Essa teoria se aplica em muitos campos, desde previsão do tempo até economia, biologia e ciências sociais. Ela desafia nossa maneira tradicional de entender e prever sistemas complicados. A Teoria do Caos surgiu nas décadas de 1960 e 1970, e desde então, continuou a se desenvolver, influenciando várias áreas do conhecimento ao longo do tempo.

Nos anos 1960:

- Em 1960, um indivíduo chamado Edward Lorenz, que era matemático e trabalhava com previsão do clima, lançou a ideia de que pequenas alterações no início de um sistema podem desencadear um estado caótico mais tarde. Isso marcou o início dessa teoria intrigante.

- Em 1963, Lorenz publicou um artigo famoso intitulado "Fluxo Determinístico Não Periódico" (um nome bastante complicado), no qual explicou suas ideias sobre o caos.

Na década de 1970:

- Em 1975, um pesquisador chamado Benoît Mandelbrot começou a explorar fractais, que são formas peculiares que surgem em sistemas caóticos.

Na década de 1980:

- Em 1987, um físico conhecido como Mitchell Feigenbaum fez descobertas significativas sobre padrões que emergem em sistemas desordenados, revelando regras subjacentes nessa complexidade.

Nos anos 1990:

- A Teoria do Caos se expandiu e encontrou aplicações em diversas áreas, como biologia, economia, química e engenharia.

No século XXI:

- Até os dias de hoje, a Teoria do Caos continua em alta, sendo aplicada em várias disciplinas científicas e tecnológicas para entender e prever fenômenos complexos.

Resumindo, a Teoria do Caos é um campo relativamente novo que surgiu nos anos 1960 e desde então não parou de evoluir, desafiando nossa compreensão em diversas áreas do conhecimento. É como um quebra-cabeça matemático que ajuda a decifrar situações complicadas.

REFERÊNCIAS

https://www.fm2s.com.br/blog/teoria-do-caos

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/238102/TCC_Ana%20Let%C3%ADcia%20Becker%20Gomes.pdf?sequence=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com