TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do documentario o caos super população e algumas teorias da população

Por:   •  17/12/2015  •  Dissertação  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  27.103 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Aluna: Tassíla Silva dos Santos

I semestre, Noturno.

Atividade

  1. Estabeleça uma relação entre os documentários de caos da superpopulação e a teoria Malthusiana, destacando a legitimidade do discurso de Malthus e o discurso apresentado no documentário.

  A teoria Malthusiana descreve o ritmo acelerado da população mundial entre os anos 1650 e 1850, que dobrou durante esse período em decorrência de boas condições de vida naquela época como por exemplo: o aumento da produção de alimento, combate às doenças e ótimas condições sanitárias.

  O documentário O caos – Superpopulação, faz um relato de como seria o mundo se a população de aproximadamente 7 bilhões de pessoas dobrasse para 14 bilhões em um período de 25 há 30 anos seguintes, levantando uma questão de como o aumento da população exagerada será que terá lugar suficiente para todos? Comida e água suficiente? A resposta é simples, não. Com esse aumento na população o caos se espalharia, falta de alimentos necessário para a sobrevivência, água, moradia, trazendo um desiquilíbrio. As estruturas das cidades não suportariam o aumento dos carros, aumento de doenças perigosas causadas pela falta d’agua e proliferação de ratos.

  A relação entre a teoria Malthusiana e o documentário é que ambos falam do crescimento populacional uma alta na taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade, podendo criar um desiquilíbrio geográfico onde não haverá suprimento para todos e nem espaço acarretando sérios riscos para a população.

  1. Estabeleça uma relação entre o documentário “a geografia da fome de Josué de Castro” com as teorias estudadas até o momento acerca dos problemas sociais existentes no Brasil e no mundo e suas possíveis soluções.

  Josué de Castro foi um importante revolucionário em defesa de acabar com a fome no mundo ele retratou o estado precário que se encontrava algumas famílias brasileiras, também percebeu que esse problema era muito maior percorria o mundo todo, a fome e a miséria. Por chamar muito atenção tanto internacional quanto no Brasil pelo assunto da fome, Josué teve seu mandado cassado e por isso foi exilado do país.

  No documentário apresenta alguns pontos em comum com as teorias Malthusiana e o Neomalthusiana. Primeiro a malthusiana que mostra o crescimento inadequado da população onde nem todos têm moradia e alimentos, vivendo em estado de total miséria total. Segundo a neomalthusiana onde ele aponta que esse estado que se encontra a população é causado pela má distribuição de bens como terras, riquezas, etc. Uns com muitos e outros sem nada.

  Já a teoria reformista é mais parecida como soluções que Josué propôs para que acabasse com a fome no mundo, uma melhor distribuição de alimentos onde todos seriam beneficiados, aumento da escolaridade onde ocasionariam uma melhora no padrão de vida das famílias obtendo uma baixa no crescimento populacional. Tornando assim um lugar melhor para se viver onde todos teriam condições de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com