TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teória Geral da Administração tem um vasto leque de áreas do conhecimento específico e geral

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

A Teoria Geral da Administração tem um vasto leque de áreas do conhecimento específico e geral, e neste presente trabalho iremos abranger e trabalhar em cima da Teoria Comportamental ou também conhecida como Teoria Behaviorista. Tendo em vista discutir e apresentar os conceitos da sua origem, as novas proposições sobre a motivação humana, os estilos da administração e entre outros.

A Teoria Comportamental é na verdade, um enfoque  a abordagem da ciência do comportamento, ela designa-se especificamente a área de administração de empresas, e dentro dela também há um desenvolvimento da Psicologia organizacional. Além disso, tem como base a Teoria das Relações Humanas mas apesar disso abre um leque sobre como isso influencia na organização como um todo.

O comportamento organizacional tem fundamentação nas pessoas, e no que as influenciam dentro do meio de trabalho. Através disso, é possível se ter uma noção das necessidades humanas para poder conhecer as motivações e métodos para se haver um melhoramento na vida dentro de uma organização.  Se baseia na concepção e na visão que um administrador tem em relação ao comportamento humano, mas também o homem para de ser visto como um animal dotado com um sistema psíquico, ou seja, possui a sua própria capacidade de organizar de acordo com suas próprias percepções no meio de trabalho.

Origens da Teoria comportamental

A Teoria Comportamental tem uma grande oposição a Teoria das Relações Humanas e a Teoria Clássica, ela representa um maior aprofundamento em sua fundamentação e características, com um maior enfoque nas relações humanas. Apesar de usar a fundamentação delas, ela reformula profundamente. A partir dela incorporou-se Sociologia da Burocracia, assim ampliando o campo da teoria administrativa.

Ela surgiu no final da década de 1940 com uma nova definição sobre os conceitos administrativos, e seu marco principal foi o lançamento de um livro sobre a Teoria Comportamental em 1947, chamado de Comportamento Administrativo de Hebert A. Simon que redefiniu completamente os conceitos administrativos, ao mostrar críticas e reparos as teorias anteriores.

Hierarquia das necessidades de Maslow

Entre uma das muitas modificações que aconteceram, encontra- se Hierarquia de Necessidades de Maslow, que fala das necessidades em ordem ou níveis que tem grande importância e influenciação no desenvolvimento do trabalho na organização. Trata-se de 5 necessidades, entre elas:

  1. Necessidade Fisiológica: é o nível mais baixo entre as necessidades, mas tem vital importância. São as necessidades de alimentação (fome e sede), de abrigo (frio ou calor), sono e repouso (cansaço) e outras. Essas necessidades estão ligadas diretamente com a sobrevivência do indivíduo e preservação dele;
  2. Necessidade de Segurança: é o segundo nível das necessidades, ela fala sobre a estabilidade, segurança e busca por proteção contra ameaças e fuga do perigo. Ela tem grande importância, pois uma vez que o empregado sente- se incerteza na depende ia da empresa, pode fazer como o organismo aja como um mecânicos de procura por segurança;
  3. Necessidades Sociais: surge somente quando as necessidades mais baixas se encontram controladas ou satisfeitas. Trata-se sobre necessidade de associação, de participação e aceitação por parte de seus companheiros;
  4. Necessidades de Estima: é a maneira que o indivíduo se vê na organização, envolve a auto-apreciacão, a necessidade de aprovação social e auto confiança. Se uma vez insatisfeito, pode fazer com que produza sentimentos de inferioridade e fraqueza;
  5. Necessidades de Auto-Realização: são as necessidades humanas que estão no topo, e estão relacionadas a realização de seu próprio potencial e auto desenvolvimento.

Teoria dos dois fatores de Herzberg

 Ainda nas modificações que ocorreram, tem a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, que tenta explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho.

  1. Fatores Higiênicos: também conhecido como fatores extrínsecos, são condições onde o indivíduo desempenha seu trabalho e está fora do seu controle, os principais fatores higiênicos são: salário, tipo de chefia e supervisão, benefícios sociais, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários;
  2. Fatores Motivacionais: que também são conhecidos como fatores intrínsecos, pois são relacionados com a natureza das tarefas que são realizadas. Esse ao contrário do anterior, está sob o controle do indivíduo, pois é relacionados apenas com o que ele faz.

Essa teoria tem dois fatores principais, que são esses seguintes aspectos:

  1. A satisfação do indivíduo depende dos fatores motivacionais;
  2. A insatisfação do cargo depende dos fatores higiênico ou o ambiente de trabalho.  

Estilos de Administração

Esse modelo de administração tem uma variedade de estilos, e dentro desses modelos pode se moldar a maneira de conduzir as pessoas, mas também como se divide o trabalho, planeja e organiza.

Teoria X e Teoria Y

Para McGregor, a administração das organizações é feita pelos estilos que são dirigidas.

Há dois tipos de teorias, são elas:

  1. Teoria X: que se baseia em convicções errôneas sobre o comportamento humano;
  2. Teoria Y: trata-se de uma moderna concepção da administração, tendo em base a Teoria Comportamental, se baseia principalmente em concepções atuais e sem preconceitos a respeito das divergentes naturezas humanas.

Sistemas de Administração

Há também, sistemas, como

Sistema 1 - conhecido como Autoritário Coercitivo que é sobre um sistema autocrático e arbitrário, tem o controle rígido sobre tudo o que acontece dentro de uma organização. É o sistema mais fechado, e suas principais características são: Processo Decisorial, Sistema de Comunicações, Relacionamento Interpessoal e Sistema de Recompensa e Punições.

Sistema 2 - conhecido como Autoritário Benevolente, é um sistema autoritário que possui uma variação em seu sistema. Sistema 3, o Consultivo que trata-se de um lado mais participativo do que autocrático e impositivo, como os sistemas anteriores, e por fome o Sistema 4, Participativo: um sistema que é por excelência, é o mais aberto de todos os sistemas.

Sistema 3 - Consultivo É um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo.

Sistema 4 – Participativo, É o sistema democrático por excelência e o mais aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com