TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetória de suas empresas centenárias que trilharam o mesmo caminho de sucesso

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

1.  PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Histórico

A trajetória de suas empresas centenárias que trilharam o mesmo caminho de sucesso, marcado pela ética e excelência no atendimento oferecido aos clientes.

RAIA 1905: O farmacêutico João Batista Raia inaugura, em Araraquara (SP), a primeira unidade da Pharmacia Raia.

DROGASIL 1935: A empresa surge a partir da fusão de dois pequenos grupos de farmácias do estado de São Paulo: Drogaria Bráulio e Drogaria Brasil.

RAIA 1937: Com a expansão para outras cidades, a Raia tornou uma rede, de lojas em Araraquara, Araçatuba e Piracicaba (SP).

DROGASIL 1937: Com a incorporação de outras cinco drogarias tradicionais, a Drogasil é criada, já com o conceito de rede.

RAIA 1966: Dez anos após a morte do fundador, seu genro Arturo Pipponzi consolida o controle a gestão da empresa.

DROGASIL 1977: A empresa abre seu capital, tornando-se a primeira do varejo farmacêutico a integrar a Bolsa de Valores de São Paulo.

DROGASIL 1994: É iniciado um processo de reengenharia, com a adoção de novo layout nas lojas, processos de TI e gestão de pessoas, que culminou na nova Rede Drogasil, mais eficiente e moderna.

RAIA 2005: A empresa completa 100 anos, com 135 filiais em quatro estados, 70 mil clientes atendidos e 6 milhões de produtos vendidos por mês.

DROGASIL 2007: Drogasil faz uma oferta de ações e ingressa no Novo Mercado da Bovespa.

RAIA 2008: Com a entrada dos fundos de private equity PRAGMA e GAVEA, a Raia fortalece sua governança corporativa e sua capacidade de investimento.

RAIA 2010: Droga Raia faz a sua oferta pública de ações (IPO) e ingressa no Novo Mercado, segmento que inclui as empresas com o mais elevado nível de governança corporativa da Bovespa.

DROGASIL 2010: A empresa completa 75 anos, com 300 lojas e presença em cinco estados brasileiros.

2011: Drogasil e Droga Raia anunciam a fusão de suas operações, que culminou com a criação da Raia Drogasil, a maior rede de farmácias do Brasil em número de lojas e faturamento.

             2012: Criação da nova identidade corporativa da Raia Drogasil e mudança de todos os funcionários da matriz para uma sede única, no Butantã, em São Paulo. Incorporação da Raia S.A e criação de uma única empresa pronta para seguir o processo de integração e sinergia.

1.2 Ramo de Atuação

Mercado Farmacêutico

O varejo farmacêutico brasileiro é um mercado fragmentado e oferece uma oportunidade ímpar de consolidação. Mesmo diante dos diversos movimentos de concentração que se iniciaram após a constituição da Raia Drogasil, as cinco maiores redes possuem uma participação de mercado de apenas 29,3%.

Mercado de Perfumaria

Contribuem para esse mercado fatores como a crescente participação da mulher brasileira no mercado de trabalho; o aumento da renda da população, com destaque para as classes C e D; o desenvolvimento da indústria; e o lançamento cada vez maior de produtos. Com uma experiência de compra atrativa, as drogarias se diferenciam cada vez mais dos outros canais de varejo como uma das opções mais procuradas pelo consumidor, fortalecendo o processo de migração de canais - nas drogarias, a compra destes itens deixa de ser acessória para se consolidar como uma categoria destino.

1.3 Atividade principal

Sua principal atividade se concentra no ramo farmacêutico, na venda de medicamentos e aplicação de dos mesmos.

1.4 Tipo da empresa

Com mais de 20 mil funcionários a Raia Drogasil se classifica como uma Microempresa privada segundo as normas de classificação do BNDES (banco nacional de desenvolvimento).

2. FORÇA DO TRABALHO

A Raia Drogasil tem mais de 20 mil funcionários, entre eles estão as s auxiliares, caixa e  atendentes com nível de escolaridade de ensino médio completo,  os farmacêuticos que são exigidos nível superior completo na área de farmácia, gerentes que também é obrigatório ter ensino superior completo, e no setor administrativo são exigidos curso administrativo superior ou técnico, além de dar grande oportunidade para  estudantes na área de aprendiz e trabalhar com plano de carreira para funcionários através de capacitação, treinamento e promoções.

Tem o Programa Empréstimo Educação, que oferece bolsa de estudos nas áreas de Farmácia, Cosmetologia e Administração de Empresas para os funcionários, foi desenvolvimento com o objetivo de fortalecer ainda mais a relação de troca entre a empresa e seus funcionários. A partir do segundo estágio de carreira, inicia-se o oferecimento de bolsas de estudos de até 50% nas áreas citadas acima.

A Raia Drogasil oferece ainda diferentes oportunidades de trabalho para pessoas com deficiências (PCDs), entre elas a possibilidade atuar no coração do negócio, ou seja, nas lojas, nos Centros de Distribuição, no Centro de Treinamento e em outros departamentos da rede.

3. PRODUTOS E CLIENTES

3.1 Principais produtos

A Raia Drogasil acredita que a experiência de compra que proporciona aos seus clientes é um fator fundamental para sua fidelização. Uma série de iniciativas são desenvolvidas para agregar serviços e diferenciais aos pontos de vendas, tanto nas lojas Drogasil como nas lojas Raia, transformando e enriquecendo a experiência de compra de seus clientes e reforçando os seus respectivos slogans “ Serve Confiança” e “Prazer em Cuidar” esse é um dos principais produtos oferecidos, além claro dos medicamentos e dos produtos de higiene pessoal e perfumaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com