TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade e Sociedade

Por:   •  29/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Produza um texto apresentando: 1. Qual é a proposta do desenvolvimento sustentável que o texto apresenta?

Defendida por empresários, governantes e uma parcela de ONGs, onde defende-se que é possível tornar a sociedade capitalista mais sustentável. O texto cita algumas definições sobre esta proposta como “ O desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades” e “melhorar a capacidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas”.

2. Qual é a proposta da sociedade sustentável que o texto apresenta?

Essa proposta defende a ideia de que é necessário transformar a sociedade para ser sustentável e ter qualidade de vida já que com o modelo de desenvolvimento capitalista não é possível atingir o desenvolvimento sustentável , ou seja, é necessário que o povo planeje e implemente uma sociedade mais justa e ecologicamente mais equilibrada, que desenvolva o respeito pela natureza e pelo homem contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e com a construção do desenvolvimento sustentável

3. Quais as diferenças entre as duas propostas?

A primeira acredita que é possível um “consumo sustentável”, de forma que defende melhora da qualidade de vida e o fato de atingir as necessidades presentes de forma a preservar que as gerações futuras possam atingir as suas necessidades. A segunda defende uma sociedade mais justa e igualitária, tenho o povo como autor e gestor do desenvolvimento de forma a planejar e programar uma sociedade mais justa, que desenvolva respeito pela natureza, ou seja. Defende a construção de uma sociedade sustentável.

4. Qual a seu posicionamento critico sobre as duas propostas apresentadas no texto.

Eu acredito que devemos defender o fato de as nações buscarem o desenvolvimento/lucro de sempre com consciência de que é uma obrigatoriedade de todos preservar o planeta para gerações futuras. Entretanto as necessidades da sociedade atual estão sempre voltadas para o consumo desenfreado, e se as gerações futuras tiverem as mesmas necessidades de consumo que as nossas, mesmo que consumam pensando nas gerações futuras assim como nós, o planeta não irá resistir. Por isso gosto mais da segunda proposta de buscar que a sociedade mude de certa forma e que passe a priorizar o respeito pelo homem e pela natureza, priorizando menos o consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com