TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade e Universidade

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

A Universidade e a Sociedade

A universidade, desde sua criação, sempre teve um papel significativo na disseminação do conhecimento. Universidades Públicas, desde antigamente são consideradas instituições socias, estruturadas de acordo com as normas e legislações, visando a expansão da ciência, pesquisa e extensão. Estas instituições eram responsáveis pela formação do conhecimento, sem sofrer grandes influencias de fatores externo e sempre  ligados a idéia de democracia.

Nos dias de hoje as instituições de ensino superior buscam desenvolver a  cultura e a economia, visando um futuro diferenciado. Devido às grandes mudanças na sociedade, a procura por conhecimento ganhou um papel de destaque, fazendo com que as universidades se envolvem mais nos processos socias, econômicos e culturais, tornando-se mais participativos nos assuntos ligados ao corpo social. Por serem diferenciadas e autônomas, as universidades, cada vez mais, são visadas como produtoras de força de trabalho pelo universo empresarial, que cada vez mais, exigem conhecimentos específicos sobre determinados assuntos ou campo de atuação.

Ao relacionar-se com a sociedade e com o mundo empresarial, as instituições necessitam manter o foco em seus objetivos iniciais, visando sempre a sua missão institucional, não deixando se influenciar somente pelos desejos da sociedade, mas ao mesmo tempo, tentar relacionar esses desejos aos princípios da universidade, pois ela deve ter o papel de renovar e liderar o  sistema educativo.

Sabe-se que na atualidade, a sociedade é responsável pela demanda nas instituições universitária, e esta por sua vez, deve buscar uma  adequação as condições atuais. Contudo, o ensino superior tem seu papel de destaque na sociedade, pois visa combater a pobreza, as diferenças sociais, fortalecendo o desenvolvimento.

Por fim, o ensino superior deve revigorar o desenvolvimento do sistema educacional, formando indivíduos elucidados, motivados e integrados, que tem como fonte de inspiração o amor a humanidade e guiados pela sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com