TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização do Balanced Scorecard como Ferramenta de Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Para um uso eficaz da gestão de pessoas, é importante conhecer o comportamento organizacional da empresa. Deve também conhecer o comportamento das pessoas diante do trabalho individual e em grupo e precisa compreender o comportamento das empresas inteiras pois assim é possível ter uma visão holística das organizações para assim tomar as melhores decisões dentro da gestão de pessoas. Outro ponto que deve ser levado em conta é que gestão de pessoas deve ser integrada com as políticas e estratégias da empresa, se não será ineficaz, incompetente e dispendioso.

E utilizar o recursos humanos de uma forma mais estratégica agrega resultados, melhora a qualidade de vida dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. Algumas empresas ainda são resistentes em relação a essas mudanças e busca apenas a eficácia operacional, porém é extremamente necessário. E o texto percebe quando iniciou-se um modelo estratégico da gestão de pessoas no Brasil, por volta da década de 80 começou a ser adotadas pelas grandes empresas.

Outro ponto que o texto também aborda é diferença da literatura sobre RH do que é aplicado de fato aqui no Brasil. E Vasconcelos (2004) trata três motivos porque isso acontece, o primeiro é que o crescimento do RH foi diferente dos outros países pela falta de um sindicato, reduzindo assim a área. O segundo é o fato que o tempo que o mercado interno não competiu com o externo, não teve a necessidade de evoluir para disputar com outras empresas. E por fim, os profissionais de RH se estruturaram em conceitos pouco consistentes e se basearam muito em mitos, crenças e intuição.

O RH deve participar das discussões e execuções das estratégias da empresa, definir a estrutura organizacional, dos sistemas, processos, recompensas, pessoas, auxiliar na identificação do que deve mudar para alcançar os objetivos e avaliar o trabalho. O RH deve demonstrar o seu impacto nas outras áreas e tem um papel importante na implementação da estratégia da organização.

Empresas que investem em pessoas, tecnologia e informações, que está aberta a inovações e a propensa a utilizar o seu RH de uma melhor forma, deve buscar utilizar ferramentas modernas de gestão. As empresas tentam cada vez maias comunicar sua visão e estratégica usada através de indicadores para informar para os funcionários sobre o que deve ser feito para alcançar os objetivos em busca do sucesso.

Chegamos assim no Balanced Scorecard (BSC), ela refle o equilíbrio entre os objetivos da empresa, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendência e ocorrências e entras as perspectivas interna e externa de desempenho. Esta ferramenta também é vista como um suporte de decisão, já que reunir vários elementos chaves que pode acompanhar o cumprimento da estratégia.

O BSC tem como os principais objetivos: clarear e explicar a visão estratégica; comunicar e associar os objetivos e medidas estratégicas; planejar estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

Kaplan e Norton (1997) falam que os objetivos e medidas devem focalizar o desempenho organizacional sob quatro perspectivas. Uma delas é a financeira, preocupação com as medidas financeiras, o valor da empresa e a riqueza. Outro perspectiva é dos clientes, preocupação com os clientes e suas exigências. A terceira é a perspectivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com