TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão, Missão e Valores da empresa Engevix Engenharia

Por:   •  23/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação Getúlio Vargas

Pós-Graduação em Administração de Empresas

Disciplina: Estratégia Empresarial

Professor: Alexandre Muniz

Aluna: Flávia Valadão

Atividade Opcional 1

Visão, Missão e Valores da empresa Engevix Engenharia

A Engevix Engenharia faz parte de uma holding concebida para atuar como entidade controladora e veículo de investimento para seus acionistas, estabelecendo empresas em três principais áreas de negócio: serviços de engenharia, indústria e concessões.  Fundada com foco em estudos e projetos de engenharia, a empresa hoje faz desde estudos de viabilidade até empreitadas integrais, passando pelas fases de projetos básicos e executivos, fiscalização e acompanhamento de obras, suprimentos e integração de empreendimentos, atuando atualmente como prestadora de serviços em diversos setores da economia: Energia, Óleo e Gás, Químico e Petroquímico; Indústrias de Base e Infraestrutura.

A sua missão é prestar serviços de engenharia inteligentes para agregar valor aos empreendimentos de seus clientes. Trata-se de uma declaração enunciada de forma clara, precisa e direta, de fácil entendimento a todos na organização, que explicita, conforme define Oliveira (2010), a razão de ser da empresa, tudo aquilo que orientam os objetivos e as estratégias empresariais.

A atual visão da empresa é ser reconhecida por colaboradores, parceiros, clientes e segmento em que atua como um centro de excelência em projetos de engenharia, consolidando-se como organização empresarial com liderança no segmento em que atua. Ela indica um estado futuro, mostrando aonde a empresa deseja estar em um determinado horizonte de tempo, representando um guia para as ações da empresa que servirão como uma motivação para os colaboradores (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2007).

Em se tratando dos principais valores da organização, cinco pontos são entendidos pela empresa como as crenças e princípios que, uma vez executada a missão, permitirão a futura concretização da visão. São eles:

  • Queremos ser sempre melhores;
  • Os clientes são a nossa razão de ser;
  • Todas as pessoas merecem respeito e dignidade;
  • O trabalho em equipe e participativo é essencial;
  • Temos a responsabilidade de incentivar e treinar nossa equipe.

Por estas definições, é possível notar um estreito relacionamento entre os conceitos de visão, missão e valores da organização, onde a missão da empresa pode ser entendida como um meio para se alcançar a visão e os valores como agentes que viabilizam percorrer a ponte existente entre missão e visão. A visão deve estimular o rompimento do gap existente entre a situação atual e o futuro desejado (PORTO, 1997), e deve descrever a importância de se atingir a missão, explicitando o que será alcançado (no caso da Engevix Engenharia, reconhecimento como centro de excelência e posição de liderança no segmento em que atua) se a organização for bem sucedida em alcançar a sua missão (prestação de serviços de engenharia inteligentes para agregar valor aos empreendimentos de seus clientes).          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com