TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A administração do processo de planejamento

Tese: A administração do processo de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Tese  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem como requisito principal a abordagem das escolas da administração sustentadas pelas teorias administrativas e o processo da Revolução Industrial, enfatizando os principais nomes que se destacaram nesse período de novas descobertas e o que estas proporcionaram nas sociedades do mundo todo.

Relatório

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

Segundo o Capitulo 1 do PLT administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamada de processo ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Como toda ciência que possui um conjunto de teorias próprias os estudiosos desta área reuniram-se e as desenvolveram criando assim escolas para o aprimoramento do conhecimento, este sempre se adaptando as necessidades das organizações, dentre elas, pode-se citar:

A Escola clássica da administração teve origem com alguns fatores gerados pela Revolução Industrial: O crescimento acelerado e desorganizado das empresas; A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações a fim de melhor aproveitar os recursos e a mão de obra, enfrentar a concorrência, evitar desperdícios etc.

Esta recebeu esse nome pelo fato de seus integrantes terem criado e sistematizado conceitos fundamentais da administração, na transição do século XX. Ela tentará impor a legitimação da personalidade racional-legal dentro das Empresas os seus principais fundadores Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber, dentre eles os que mais se destacaram foram:

Taylor visava o movimento da administração cientifica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas;

Ford visava a linha de montagem, produtos, peças e trabalhadores padronizados e a eficiência do processo produtivo;

Segundo a Escola Clássica, para que uma empresa atingisse seu objetivo através da Organização os seguintes fatores que seguem se faziam necessários: Divisão do trabalho, poucos subordinados para cada chefe e um alto grau de concentração das decisões, acumulação de tarefas obedecendo ao critério de semelhança dentro dos setores da empresa ações se deslocavam para a empresa e não para os colaboradores, portanto buscava-se a melhor estrutura e sistemas perfeitos.

Em oposição a Escola Clássica, a Administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na mesma com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Esta possui princípios próprios: Princípio de planejamento; preparo dos trabalhadores; controle e execução.

Contribuíram para o desenvolvimento da mesma: Frank e Lilian Gilbreth que se aprofundaram nos estudos dos tempos e movimentos e no estudo da fadiga propondo princípios relativos à economia de movimentos; Henry Grant que trabalhou o sistema de pagamento por incentivo; Harrington Emerson que definiu os doze princípios da eficiência; Morris Cooke que estendeu a aplicação da administração científica à educação e às administrações públicas; e Henry Ford que criou a linha de montagem aplicando e aperfeiçoando o princípio da racionalização proposto por Taylor.

Em oposição a Taylor foi criado pelo cientista social Elton Mayo a Teoria das Relações Humanas, esta visa à necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano; O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.

A Teoria Comportamental da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. Esta teve seu início com Herbert Alexander Simon, Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris são autores importantíssimos desta teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.

A Teoria dos Sistemas possui desenvolvida pelo cientista alemão Ludwing Von Bertalanffy tem como principal característica a visão de que os sistemas interagem entre si, sendo que a falha nesta interação ocasiona uma modificação. Os elementos fundamentais para a realização do objetivo da empresa são: a entrada, os processos e as saídas, cada um sofrendo influências do meio ambiente provocando mudanças afetando com isso o sistema como um todo.

A Teoria da Contingência surgiu por meio de vários estudos realizados na década de 1960 feitos para identificar qual o modelo de estrutura organizacional para determinados tipos de empresas, enfatiza o fato de o ambiente externo ocasionar as modificações de estruturação e organização de uma empresa para ela a tecnologia é como um alicerce

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com