TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise de casos, Gе Selma de gestão de pessoal e de responsabilidade social e ambiental

Pesquisas Acadêmicas: A análise de casos, Gе Selma de gestão de pessoal e de responsabilidade social e ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

As organizações estão sendo cada vez mais desafiadas a serem flexíveis, ágeis, criativas e socialmente responsáveis. Essas são as condições para sobreviverem no cenário atual cercado de mudanças, com consumidores mais conscientes e exigentes, numa relação politica, social e econômica.

Por isso algumas empresas já compreenderam que são as pessoas que fazem a diferença no seu negocio, como é o caso da GE CELMA, que com um sistema diferenciado adotam o treinamento e o desenvolvimento como uma estratégia para formar equipes competentes e de alto desempenho, e isso faz da GE CELMA, uma empresa de grande sucesso no cenário mundial. Pois a empresa vem demonstrando comprometimento absoluto com o desempenho baseado na integridade que é considerado o valor numero um da empresa. A GE CELMA é um exemplo de liderança e comprometimento neste mundo globalizado.

2 DESENVOLVIMENTO

O grande desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas, é preciso saber como selecionar e desenvolver lideres, como atender melhor os clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos de mão de obra e ao mesmo tempo manter um tratamento justo aos empregados. Pois são essas pessoas que definem metas de vendas, planejam e vendem produtos, e a forma de administrar essas pessoas influencia de total maneira no desempenho geral da organização.

Dentro da gestão de pessoas foi criado também o desenho de cargos que é o processo de especificação do conteúdo do cargo, dos seus métodos de trabalho e das suas relações com os demais cargos. Tudo isso deve procurar satisfazer aos requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os do ocupante. Refletindo o que foi escrito no inicio, se as pessoas são o bem mais importante de uma organização, então recrutar e selecionar é de suma importância para atrair as mais qualificadas. Uma das grandes no processo de recrutamento é identificar essas fontes supridoras de mão de obra, e para tanto é necessário que haja um planejamento cauteloso constituindo uma sequencia de três fases:

Pesquisa interna das necessidades;

Técnica de recrutamento a aplicar;

Pesquisa externa de mercado;

No recrutamento interno consiste na divulgação da vaga em aberto, dentro da organização, focando o mercado interno como potencial recrutador de funcionários qualificados para assumir a oportunidade em diferentes setores. Já o recrutamento externo acontece quando a empresa busca no mercado de trabalho os candidatos para o processo de seleção, e para essa busca a empresa os meios de recrutamento que são os veículos utilizados pelas organizações para noticiar suas vagas interna ou externamente, uns dos meios mais utilizados são; sites corporativos ou de empregos, anúncios em jornais ou revistas especializadas, contatos com escolas e universidades, bancos de dados e muitos outros.

Após atrair o candidato com o perfil desejado é preciso uma avaliação de suas capacidades, essa avaliação denomina-se processo de seleção que se caracteriza como um procedimento de decisão que envolve comparação: cada profissional é analisado com o perfil de competência da oportunidade de vaga em aberto e com os demais concorrentes.

Atualmente para atrair e manter talentos, as organizações precisam criar um ambiente favorável e estimulante para o empregado, modificando seu sistema de gestão para uma gestão participativa, em que a comunicação, o feedback e o clima agradável sejam uma constante. E para isso, deve estabelecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, além de propiciar o bem estar de seus empregados criando um sistema de remuneração justo e ampliando os benefícios sociais. Afinal o maior capital de uma organização são seus funcionários. Existem três tipos de remuneração:

Remuneração fixa- também chamada de salário-base é o valor mínimo que o funcionário recebe a cada mês e não pode ser inferior ao salario mínimo legal.

Remuneração variável- inclui bônus, comissões, planos de participação nos lucros ou resultados etc.

Benéficos- também, denominados remuneração indireta, inclui benefícios obrigatórios por lei, com 13º salario e férias, e benefícios que a organização concede espontaneamente, tais como assistência médica, refeições e outros. Pois é através dos benefícios e remuneração baseada em metas e desempenho, podem resultar em equipes mais motivadas e produtivas, desde que essa estratégia seja bem planejada, implantada e gerida. A GE CELMA é um grande exemplo, pois através de planos de remunerações e benefícios vem capacitando sua equipe de profissionais transformando em verdadeiros mestres apaixonados pelo que fazem, pois eles procuram atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento, identificar e desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com