TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL ESTUDO DE CASO DE TRÊS EMPRESAS SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

RAFAEL MORAES GATTO

SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

ESTUDO DE CASO DE TRÊS EMPRESAS SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL

São Paulo

2014


UNIVERSIDADE PAULISTA

RAFAEL MORAES GATTO

SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

ESTUDO DE CASO DE TRÊS EMPRESAS SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Trabalho de atividade

práticas supervisionadas (aps)

em regime de dependência

Orientador : Prof. Robson Paz Vieira.

São Paulo

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

RAFAEL MORAES GATTO

SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

ESTUDO DE CASO DE TRÊS EMPRESAS SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Trabalho de atividade

práticas supervisionadas (aps)

em regime de dependência

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA:

__________________________/__/____

PROF ROBSON PAZ VIEIRA

__________________________/__/____


RESUMO

O trabalho aqui apresentado tem por objetivo fazer a análise de três empresas referente às suas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, deixando clara a preocupação e importância deste assunto nas organizações e na sociedade atualmente.

As empresas analisadas serão: AmBev, Petrobrás e Itaú/Unibanco, todas elas são empresas de capital aberto, com extremo compromisso com as áreas de responsabilidade social e sustentabilidade, mostrando transparência para com a sociedade, sócios acionistas e funcionários. Cada uma analisando esta área com foco em uma variável que considera principal, tendo suas estratégias, porém sempre dando atenção a este assunto.

Estas empresas, apesar de aplicarem estes incentivos, planos e estratégias de modo diferente, têm a sua parcela neste tema que tende a crescer anualmente e que a previsão é de que todas as empresas irão aderir a esta nova filosofia em breve.

Todas as empresas têm áreas especializadas no tema para a mostra de relatórios anuais, dos avanços e sucesso na área.

ABSTRACT

The report presented here aims to make the analysis of three companies related to their areas of sustainability and social responsibility, concerning and highlighting the importance of this issue in organizations and society today.

The companies analyzed are: AmBev, Petrobrás and Itaú / Unibanco, they are all publicly traded companies, with strong commitment to the fields of social responsibility and sustainability, showing transparency to society, shareholders and staff members. Each one examining this area focused on a variable that considers primary, having their strategies, but always giving attention to this matter.

These companies, despite applying these incentives, plans and strategies differently, have their portion in this topic that tends to grow each year and it is expected that all companies will join this new philosophy soon.

All companies have specialized in the subject areas to show annual reports of progress and their success in that area.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO……………………….10

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

[pic 1]Imagem 1: Estratégia de sustentabilidade da AmBev

[pic 2]

Imagem 2: Sustentabilidade Petrobrás

[pic 3]

Imagem 3: Sustentabilidade Itaú Unibanco

  1. INTRODUÇÃO

A responsabilidade social e sustentabilidade é um dos temas mais importantes de uma empresa e há algum tempo as empresas estão se conscientizando e investindo cada vez mais neste setor.

Neste trabalho mostramos três empresas que investem e levam o problema a sério, mostrando como elas lidam com este assunto. As empresas percebem cada vez mais a importância do pensamento voltado para os colaboradores, meio ambiente, e a própria sociedade. São programas de cuidados com o meio ambiente, programas para a sociedade com programas de apoio a cultura, até mesmo cuidados com a comunidade em torno da empresa e incentivos, transparência e ética junto aos colaboradores que formam esta filosofia de ética e responsabilidade social.

A sustentabilidade é um assunto de extrema importância e que merece a mesma atenção e respeito das outras áreas da empresa, sendo assim, a maioria das organizações ciente desta importância, trabalham duro em cima deste setor. Sustentabilidade não está somente ligada ao meio ambiente mas também na capacidade de uma empresa de manter os seus recursos disponíveis no mercado, por exemplo: uma empresa que utiliza embalagens retornáveis, além de colaborar com o meio ambiente, reduz seu custo e economiza matéria prima.

        Outro exemplo que pode ser dado é a campanha da Faber Castell, onde a cada lápis produzido, uma árvore é plantada. Uma vez que o recurso para a produção de lápis é madeira, eles buscam plantar para continuar a produzir seus lápis interruptamente e não faltar matéria prima para eles no futuro.

  1. SUSTENTABILIDADE AMBEV

A Ambev é uma empresa de capital aberto, com sede em São Paulo, integrando a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser- Busch InBev.

Individualmente é a líder do mercado latino-americano em volume e a quarta maior cervejaria do mundo. Uma empresa jovem, de capital aberto, que valoriza a cultura brasileira e gera emprego para aproximadamente 32 mil pessoas no Brasil. O compromisso da Ambev com a sustentabilidade socioambiental é uma realidade presente na empresa e do dia a dia dos funcionários. Atuar de forma responsável e gerar valor a sociedade e acionistas são um dos objetivos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (220.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com