TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A apreciaçao critica da estrategia organizacional e da APO

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 4

A apreciaçao critica da estrategia organizacional e da APO

Apo-pg 244

Administraçao por objetivos

Para começarmos a fazer uma apreciaçao critica da APO (administração por objetivos) è necessario começarmos falando que a APO nao é algo que se adotarmos, seguirmos aplicarmos em todas as empresas vai dar certo, afinal a APO envolve processos politicos, de planejamento estratégico e um processo de direção, o que envolve respectivamente politica dos proósitos que anima a organização, planejamento tático, e supervisão e a execução da direção. Devido a essas grandes variâncias naturalmente um ou outro desses processos não estejam 100% funcionando da melhor forma, comprometendo parte da estrutura da APO.

A estratégia organizacional tem uma série de vantagens, mas para cada vantagem é seguida de uma desvantagem, e vai caber ao empresário e aos administradores da empresa decidir se deve ou nao usar de determinada estratégia, se ela é viável ou não, dependendo do momento da empresa, e também se os processos políticos e de direção fazem sentido e daram certo com tais estratégias que viram a ser colocadas na empresa.

Alguns exemplos de estratégias podem ser citados, e confrontados certas vantagens e desvantagens por exemplo os rumos da organização, por um lado proporciona algo envolvente para que todos consigam entender a organização e prever o que a organização está fazendo, mas também como desvantagem pode se dizer que com execesso de exatidão pode esteriotipar o comportamento da organização, podendo em casos mais mais complexos, perdendo a visão de riquesa e de toda complexidade do todo. Outro exemplo é de consistência interna, que tem como vantagem a estratégia que reduz a ambigüidadee proporciona consistência, para simplificar e explicar o mundo dos negocios, facilitando a ação, mas tem como desvantagem que se cria uma rotina no dia-a-dia no trabalho, o que faz com que a criatividade que provém da inconscistência que permite descobrir combinações de fenômenos até então não explorados sejam de forma eficiênte, é um efeito perigoso ter estratégia para todo tipo de situação, pois tais teorias podem não ser realidade na empresa, apenas representações ou abstraçoes da realidade na mente das pessoas e pode ter efeito contrario de falsa imformação ou distorção.

Existem dicas da escola de planejamento estratégico para não se errar em coisas basicas ao planejar; é necessario um planejamento formal em diversas etapas, baseadas em teorias e técnicas; a responsabilidade por todo processo está sempre com o lider (empresario) e com os planejadores; as estrategias devem ser abertas a todos os os membros para que possa ser implementada de forma sólida detalhada a objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais. Deve-se evitar a todo custo a formalização exagerada dos planos.

Pagina 247 do livro “introdução a teoria geral da administração, CHIAVENATO.

[pic 1]

As estratégias devem resultar de um processo de planejamento formal, decomposto pas distintas, cada qual delineada por listagens e apoiada por técnicas. 2. A responsabilidade por todo o processo está com o executivo principal, isto é, com o presidente da organização. Na prática, a responsabilidade pela execução está com os planejadores. 3. As estratégias que surgem prontas desse processo devem ser explicitadas a todos os membros para que elas possam ser implementadas por meio da atenção detalhada a objetivos, or- çamentos, programas e planos operacionais de vários tipos.

Segundo Levinson o processo "ideal" da APO deve ser acompanhado de contatos mais freqüentes, até mesmo diários, e deve estar separado da análise salarial". Essas práticas exigem que haja na organização elevados padrões éticos e responsabilidade pessoal em alto grau".

Humble classifica alguns “pecados capitais” da APO, são erros cometidos frequentemente por empresas, como dizer a todos que a APO é uma técnica que resolve todos os problemas, Simplificar ao extremo todos os procedimentos, Ignorar os objetivos pessoais dos gerentes, concentrando-se apenas nos objetivos da companhia, concentrar em indivíduos e ignorar os problemas de grupo. São essas as receitas que pode levar a APO para o desacerto e o fracasso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (179 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com