TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contabilidade gerencial e a gestão de valor nas empresas

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

A contabilidade gerencial e a gestão de valor nas empresas

Prof. Mestre Renato silva1

Resumo: Este artigo tem o propósito de apresentar a importância da contabilidade gerencial no contexto da geração de valor empresarial. Todas as organizações buscam constantemente agregar valor adicional ao seu negócio, de forma que os resultados econômicos obtido nas atividades de produção e relação com seus clientes, fornecedores, empregados, governo, comunidade e acionistas, superem o custo de oportunidade, pois essa é a principal razão que atrai os investidores empresariais. Neste contexto o papel da contabilidade gerencial é de fundamental importância para o controle, análise e interpretação das operações que levam a empresa a prosperar ao longo dos tempos.

Palavras-chave: contabilidade gerencial, gestão de valor, cadeia de valor, custo de oportunidade.

Abstract: This article aims to present the importance of the management accounting in the context of business value creation. All organizations constantly search to add additional valueto your business, so that the economics results obtained in the activities of production and relationship with customers, suppliers, employees, government, community and shareholders, exceed the opportunity cost, because that is the main reason that attracts corporate investors. In this context the role of managerial accounting is crucial for the control, analysis and interpretation of operations that lead the company to prosper over the time.

Keywords: management accounting, value management, value chain, the opportunity cost.

Introdução

A Contabilidade gerencial nas organizações tem o papel de identificar, mensurar, preparar, interpretar e analisar as informações e facilitar a comunicação das informações operacionais, econômico e financeiro, para que os gestores possam utilizá-los na tomada de decisão, de forma planejada e estratégica para assegurar a rentabilização dos recursos dos acionistas e satisfação das partes interessadas (stakeholders).

Cada vez mais, o foco das missões empresariais está direcionado para criação de valor, onde a contabilidade gerencial participa de forma imprescindível, no escopo

1 Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Finanças e Controladoria pela UFGRS. Coordenador de Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Gestor de Instituições de Ensino Superior Privado e Consultor de Empresas.

R e v i s t a G e s t ã o P r e m i u m / C u r s o s d e A d m i n i s t r a ç ã o e

C i ê n c i a s C o n t á b e i s – F A C O S / C N E C O s ó r i o D e z / 2 0 1 1

Página 6

dos processos de informações geradas para o cumprimento da razão de ser de toda a organização, a sua Missão.

Contabilidade Gerencial – Informação que cria valor – Sistemas contábeis gerenciais efetivos podem criar valor consideravelmente pelo fornecimento de informações acuradas e oportunas sobre as atividades necessárias para o sucesso das organizações de hoje. (Atkinson, Banker, Kaplan & Young, 1997).

Segundo Porter (1985), cada empresa tem a sua cadeia de valor, que é baseada na sua história, estratégia e processos de atividade.

Ainda, Porter (1985), ao estruturar o diagrama da cadeia de valor, estabelece que as atividades de apoio que consideram a infraestrutura, gerência de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologia se juntam às atividades primárias de logística, operações, marketing e serviços, no único propósito de geração de margem.

Horngren, Foster & Datar (2000), ao estruturar as atividades da cadeia de valor, definem que “... A cadeia de valor é a sequência de atividades que adicionam utilidades a os produtos ou serviços da organização. Estas atividades são as seguintes: Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Design de Produtos, serviços ou processos; Produção; Marketing; Distribuição; Atendimento ao cliente”.

A contabilidade gerencial e a criação de valor

A criação de valor ou geração de riqueza nas organizações é uma função da ciência econômica. Nas atividades produtivas, é definida como o conjunto de atividades relativas à produção, distribuição e consumo de bens.

Rosetti (1994), ao definir a produção e a consequente geração de renda, comenta: “Dentre as três diferentes categorias básicas de atividade econômica (produção, consumo e acumulação), a produção é considerada como atividade fundamental. O seu caráter de atividade fundamental decorre de que as demais categorias dependem das funções produtivas, à medida que os diferentes agentes que operam nos sistemas econômicos nacionais só podem satisfazer às suas necessidades de

R e v i s t a G e s t ã o P r e m i u m / C u r s o s d e A d m i n i s t r a ç ã o e

C i ê n c i a s C o n t á b e i s – F A C O S / C N E C O s ó r i o D e z / 2 0 1 1

Página 7

consumo e acumulação de riquezas se, preliminarmente, destinarem tempo, talento e esforço à ação de produzir bens e serviços que desejarem consumir e acumular”.

A contabilidade gerencial tem a função de dar suporte à geração de valor nas empresas, avaliando, antecipando-se, interpretando e respondendo às necessidades de informações para o aporte de recursos dos fatores de produção no econômico de renda: trabalho, capital e tecnologia que conduzem ao pagamento salários, juros, aluguéis e lucros.

A contabilidade na gestão das atividades operacionais

As atividades ao serem desenvolvidas consomem tempo de espera, preparação, inspeção e movimentação, que não agregam valor ao produto e, por conseguinte ao cliente final, portanto devem ser minimizadas ou eliminadas. O papel da contabilidade gerencial neste contexto é o de identificar e facilitar a mensuração destes elementos para a tomada de decisão, com o propósito de otimizar os recursos aplicados que não agregam valor ao produto final.

O conceito de valor agregado é macroeconômico, pois está fundamentado na transferência de bens ou serviços entre as empresas. Ele relaciona-se com as atividades internas da empresa. Nas transferências entre as atividades internas que fazem parte de um processo maior, há a adição ou agregação de valor, que devem ser avaliadas constantemente pela gestão estratégica de custos operacionais, com o único propósito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com