TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição e os tipos de planejamento

Trabalho acadêmico: A definição e os tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

2 DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO

O planejamento representa a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções, ou seja, é a função que determina antecipadamente os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los de melhor maneira possível, trata-se pois de um modelo teórico para alguma ação futura.

O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em qual seqüência. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipadamente e presunções sobre o futuro. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação a eventos futuros, no fundo é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência do desempenho das organizações.

O planejamento é elaborado por meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Ha três níveis distintos de planejamento:

2.1 TIPOS DE PLANEJAMENTO

2.1.1 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

É o planejamento que é realizado no nível institucional da empresa, os dirigentes deste nível estão voltados totalmente para a tarefa primaria da empresa que é de se relacionar com o mercado e com as incertezas geradas pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente da empresa e do ambiente geral. O planejamento estratégico esta orientado para o futuro em um horizonte de longo prazo, uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento.

2.1.2 PLANEJAMENTO TATICO

O planejamento tatico se refere ao nivel intermediario da organização, ou seja, o nivel dos departamentos, tem por base o planejamento estrategico e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. O planejamento tatico apresenta as seguintes caracteristicas: é um processo permanente e continuo; é sempre voltado para o futuro; se preocupa com a racionalidade de tomada de deecisão; seleciona entre as varias alternativas disponiveis em um determinado curso de ação; é sistemico; é interativo; é uma tecnica de alocação de recursos; é uma tecnica ciclica; é uma função administrativa que interage dinamicamente com os demais; é tecnica de coodenação; é uma tecnicade mudança e inovação.

O planejamento tatico é um conjunto de tomade deliberada e sistematica de decisão sobre empreendimentosmais limitados prazos mais curtos areas menos amplase niveis mais baixos da hierarquiada organização.

2.1.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Por meio do planejamento operacional os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa, este planejamento se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo e pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.

3 PESQUISA COMPARATIVA

Refere-se ao planejamento sistêmico das metas de longo prazo e dos meios disponíveis para alcançá-las. O planejamento Estratégico tem por seu propósito influenciar os ambientes internos e externos. Nem todo planejamento de longo prazo é estratégico. A estratégia define os rumos e as decisões que determinam a natureza da organização. O conceito de planejamento estratégico esta vinculado ao de eficácia, fazer o que precisa ser feito para atingir resultados que sejam validos.

Planejamento operacional é uma função, que especifica que recursos devem estar disponíveis para cada produto e fornece os cronogramas. Nos planejamentos operacionais, da- se muita ênfase a eficiência á qual esse planejamento esta intimamente vinculada.

As diferenças mais importantes do planejamento tático são:

⦁ Nível de decisões: o planejamento tático é decidido e desenvolvido nos escalões médios da empresa, isto é, no nível intermediário.

⦁ Dimensão temporal: o planejamento tático é dimensionado em médio prazo.

⦁ Amplitudes de efeitos: as decisões envolvidas no planejamento tático abrangem partes da empresa, isto é, sua amplitude é departamental.

As diferenças entre Plano Estratégico e Plano Operacional

Visa à eficácia. Visa à eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com