TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformar Equipe em Grupo de Alta Performance

Por:   •  3/2/2020  •  Artigo  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Toda atividade, principalmente no âmbito profissional deve ser feito com dedicação, sendo a coletividade um instrumento fundamental para se atingir o resultado esperado. Ao falar de trabalho em equipe é importante que haja entrosamento e comunicação constante entre as pessoas que fazem parte daquele time, pois uma equipe trabalha em prol de um objetivo e comum. Podemos dizer que pessoas sem coletividade são somente um grupo de pessoas e não uma equipe.

Cada vez mais as empresas esperam de seus funcionários que gerenciem melhor seu tempo, otimizando-o ao máximo, além de se serem flexíveis, comunicativos e ótimo com relações interpessoais. Para se tornar atrativo no mercado de trabalho, são pontos que são considerados diferenciais, porém é algo que caminha para ser o essencial para se manter empregado ou contratado em uma nova empresa.

Os valores e características esperados pelas empresas vão de encontro com a necessidade do mercado em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, pois para as empresas se manterem concorrentes, devem otimizar os resultados das suas equipes e, para isso, os integrantes dos times devem ser capazes de se adaptar facilmente, além de terem conhecimento sobre todo o projeto no qual estão inseridos. Antigamente bastava que cada um fizesse sua parte, hoje cada pessoa em um projeto deve saber os papéis e andamento das partes dos outros indivíduos que integram sua equipe, pois quanto maior a sintonia entre a equipe, melhores serão os resultados atingidos nas atividades que devem entregar.

A comunicação corporativa é o meio utilizado pelas empresas se comunicarem tanto com o público interno (funcionários), quanto com o externo (fornecedores, clientes, comunidade). No cenário de constante evolução tecnológica e facilidade de acesso à informação, tal comunicação é fundamental para a organização sobreviver através de um bom relacionamento com os diferentes públicos envolvidos.

Para o bom funcionamento de uma empresa e interação de seus funcionários, deve-se ter uma comunicação corporativa bem planejada, já que manterá os colaboradores a par do que está acontecendo na organização, ações e táticas operacionais. A comunicação irá prover a sinergia para alcançar os objetivos esperados, além também de auxiliar na integração entre os colaboradores, principalmente se estiverem envolvidos em um mesmo projeto e/ou integrando uma mesma equipe.

A comunicação deve ser clara, para assim ter o efeito esperado da informação passada, pois consiste em transmitir e ser entendido, eliminando assim as interpretações incorretas e subjetividades. Estas falhas podem causar prejuízos no andamento dos projetos por afetarem o convívio da equipe, vez que geram desalinhamentos, atrasos e falta de clareza, desmotivando os colaboradores. Como consequência para uma equipe que não estabelece uma boa comunicação entre seus integrantes podemos citar ainda o espaço para o aparecimento de erros que irão gerar retrabalhos, o que além de onerar ainda mais o projeto, causa atrasos em prazos pré-estabelecidos e desmotivação entre os funcionários.

Para liderar uma equipe na construção de uma barragem, o líder deve possuir algumas caracterísitas imprescindíveis para que os integrantes mantenham seu rendimento e permaneçam alinhados. Como discutido durante as Reuniões on-line, o líder deve além de executar suas tarefas, motivar e cativar seus colaboradores, conquistando-os e fazendo-os confiar nele e em seus colegas. A confiança que a equipe terá no líder é de fudanamental importância para o entrosamento e atingimento da alta performance esperada, sendo que tal confiança pode ser conquistada pelo líder através de uma boa comunicação com seus integrantes, ouvindo sugestões de melhorias e compartilhando informações, além de demonstrar através de sua expertise e capacidade técnica acerca do projeto em questão. A pessoa que irá liderar a equipe deve ainda possuir desenvoltura e bom relacionamento interpessoal, já que em uma obra deste porte haverá inúmeras dificuldades, como relacionamento com comunides locais, fiscalização, órgãos regulamentadores e ambientais, entre outros.

O líder de uma equipe de alta performance deve ser saber se relacionar com seus colaboradores e motivá-los no dia a dia do desenvolvimento do projeto, podendo utilizar desde conversas informais até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com