TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formando Equipes de Alta Performance

Por:   •  13/9/2017  •  Artigo  •  4.930 Palavras (20 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 20

FORMANDO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE: uma revisão bibliográfica

RESUMO: O cenário mundial de negócios evidencia que as empresas estão passando por uma importante mudança, passando da Era Industrial para a Era do Conhecimento. Entretanto, é preciso destacar que as equipes multidisciplinares serão fundamentais para construir a performance empresarial das organizações no futuro. Desta forma, objetiva-se com esta pesquisa analisar os diversos aspectos que influenciam o desempenho das equipes de alta performance, através do detalhamento dos fatores que parecem impedir ou estimular seu máximo desempenho. Trata-se de uma pesquisa bibliografia de caráter exploratório e descritivo, para o qual se utilizou o método de análise de conteúdo. Depreende-se por meio deste estudo que as equipes de alta performance podem e efetivamente levam as organizações a um nível de desempenho máximo, desde que as condições favoráveis ao seu desenvolvimento estejam presentes. É importante salientar que, a inserção desta nova ideologia carece de investimentos em longo prazo e exige da organização a confecção de um planejamento adequado, bem como um comprometimento maior que o simples desejo de ter equipe como parte da sua estrutura.

Palavras-chave: Empresa. Gestão. Liderança.

FORMING HIGH PERFORMANCE TEAMS: a literature review

ABSTRACT: The global business scenery shows that companies are going through a major change, moving from the Industrial Age to the Knowledge Age. However, it should be noted that the multidisciplinary teams will be instrumental in building the business performance of organizations in the future. Thus, if the objective of this research was to analyze the various aspects influencing the performance of high performance teams, through the breakdown of factors that seem to prevent or encourage peak performance. It is an exploratory and descriptive bibliography research, for which we used the method of content analysis. It appeared through this study that high-performance teams can and do lead organizations to a maximum level of performance, provided favorable conditions for its development are present. Importantly, the inclusion of this new ideology lacks long-term investments and organization requires the making of proper planning and a commitment greater than the simple desire for staff as part of its structure.

Keywords: Company. Teams of high performance. Leadership.

2

1 INTRODUÇÃO

No mundo organizacional contemporâneo a busca cada vez mais incessante por resultados se tornou inflexível, mas, paralelamente, tais empreendimentos indagam por transformações, onde grandes decisões estão revolucionando suas bases ideológicas na busca por modernização e sobrevivência.

Segundo Szezerbicki et al.,(2006, p. 03), a globalização proporcionou uma modificação na estrutura empresarial, ou seja, estas estão se deparando com ambientes dinâmicos, mas extremamente competitivos, que podem ser facilmente revertidos através da inserção do trabalho em equipe na estrutura pensante e dominante dos empreendimentos em geral.

De uma forma mais abarcante, os trabalhos em equipe têm o potencial de aumentar consideravelmente a produtividade, bem como proporcionar a redução significativa dos custos através da realização de reunião de talento, promoção de criatividade e criação de uma atmosfera de solução de problemas.

Baseadas nas potencialidades das equipes, as últimas duas décadas têm presenciado mutações no arquétipo organizacional, onde, ao invés de instituir o trabalho com base simplesmente em desempenhos e departamentos, as corporações estão investindo densamente em composições baseadas em equipes (BEJARANO et al.,2015).

Todavia, existe uma abundância de textos literários na área administrativa informando acerca da constituição de equipes, como aumentar a motivação, criação de empatia e coesão entre os membros de um time, comunicação eficaz, e principalmente, como formar “lideres” capazes de instigar progressivamente a participação e obtenção de uma equipe aonde exista sinergia, todavia, para a implantação deste objetivo ainda é necessário a superação de diversos obstáculos antes que um conjunto de pessoas se torne, efetivamente, um grupo de alto desempenho.

As equipes de alta performance são aquelas que possuem um elevado grau de compromisso não somente com metas de desempenho, mas demonstram grande empenho pessoal em relação a interdependência de seus integrantes, através do compartilhamento de encargos pelos resultados. Em resumo, estas equipes se dedicam no desenvolvimento pessoal e uns dos outros, proporcionando assim um ambiente de complementaridade de competências e responsabilidades.

Diante da importância de tais informações, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar os diversos aspectos que influenciam o desempenho das equipes de alta performance,

3

através do detalhamento dos fatores que parecem impedir ou estimular seu máximo desempenho.

A principal finalidade na confecção desta pesquisa é a inserção de novas análises acerca da construção de equipes de alta performance, já que ainda prosseguem a existência de poucas indagações na área. Também serão expostas, no decorrer do trabalho, as experiências obtidas por algumas organizações na admissão destas, com o propósito de impulsionar os lideres em geral a ensartarem tais grupos na tentativa de impetrarem melhores resultados no ambiente empresarial.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de uma pesquisa bibliografia de caráter exploratório e descritivo, para o qual se utilizou o método de análise de conteúdo.

A investigação realizada, primeiramente, teve como foco metodológico a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou a construção de um consistente referencial teórico, através da aquisição de trabalhos científicos, com produção nacional, tendo como propósito o acrescentamento do conhecimento acerca do tema sugerido.

A pesquisa exploratória para Gil (2010), busca proporcionar uma maior familiaridade com o problema a fim de torná-lo mais explicito ou construir hipóteses, aprimorando ainda mais as idéias ou a descoberta de intuições. Também se trata de uma pesquisa com caráter descritiva, onde tem como objetivo primordial a descrição das características de determinadas populações ou fenômenos.

Para concluir, as informações adquiridas foram ordenados e analisados, para o qual foram correlacionados com aquilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com