TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL x TEORIA ADMINISTRATIVA

Resenha: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL x TEORIA ADMINISTRATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

3. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL x TEORIA ADMINISTRATIVA

Têm-se registros das primeiras atividades administrativas por volta de 4000 a.C. onde surgiram as primeiras organizações formais, tais como cidades e estados. Essas atividades se estabilizaram e evoluíram ao decorrer da história.

A Revolução Industrial foi um fato marcante por meados do século XVIII. Até então, as atividades agrícolas e industriais eram exercidas de forma artesanal, e na maioria, rudimentar. Tal forma de trabalho focalizava-se em produzir um item de cada vez, com ferramentas simples e trabalhadores qualificados.

Até o século XVIII, havia grandes impérios na Europa, principalmente na Inglaterra, que por sua vez, possuía uma colônia na América do Norte, os Estados Unidos. Em 1776, esta colônia declara independência. Juntamente com este, e outros fatos como a invenção da máquina alternativa a vapor, por James Watt; Adam Smith, um filósofo e economista escocês, lança sua grande obra literária: A riqueza das nações: uma investigação sobre sua natureza e suas causas. Este livro mudou o conceito econômico da época.

No final do século XVIII e início do século XIX, houve grandes alterações no regime político em toda a Europa decorrente de guerras e tomadas, e também a independência de praticamente toda a América Latina. Com estes acontecimentos, o mundo tomou uma afeição totalmente diferente. A partir daí o desenvolvimento industrial acelerou num ritmo crescente. As empresas cresceram e se tornaram mais complexas havendo a necessidade de se estudar melhorias.

Ao decorrer da história, fatores político, econômico, tecnológico e social acompanharam suas mudanças. Na Europa, entre 1860 e 1890, ocorreu a substituição do ferro pelo aço, o uso da eletricidade, a invenção do telefone e logo a seguir a fabricação de automóveis. Um desenvolvimento que necessitou de maquinários para um trabalho mais ágil e com custos menores. Com o notável avanço e oportunidades, famílias começaram a deixar o campo para habitar as cidades. Houve, nessa época, a expansão agrícola devido ao incremento das estradas de ferro em praticamente toda a Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com