TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ferramenta para Construção do Networking

Por:   •  17/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 11

Adrielle Uchoas

Thaís Gonçalves

Thaís Patrício

A ferramenta para construção do Networking

Taubaté – SP

2016

Adrielle Uchoas

Thaís Gonçalves

Thaís Patrício

A ferramenta para construção do Networking

Trabalho de pesquisa apresentado para obtenção da nota no Projeto Integrador II de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade ETEP.

                                          Área de concentração: Tecnólogo

Orientador: Prof. Marisa Franzini

Taubaté – SP

2016

RESUMO

A pesquisa apresentada trata do uso das redes sociais profissionais para a construção e manutenção do networking profissional. Visa orientar os candidatos na elaboração de uma rede de relacionamentos que possibilitem contatos em potencial no mercado de trabalho e compreender os posicionamentos dos usuários quanto ao uso da rede social facebook, em particular no que diz a respeito ao pessoal/profissional e vantagens/desvantagens. A proposta central é trabalhar a necessidade de se saber utilizar o perfil particular como ferramenta de divulgação do currículo, reduzindo então os gastos com sites de recrutamento e vagas; reunindo e interagindo com uma listagem de contatos de pessoas e empresas, e então, construindo um networking consistente.

Palavras-chave: Networking; Redes sociais; Currículo;


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

1.1 PROBLEMA...............................................................................................................6

1.2 OBJETIVOS        

1.3 RELEVÂNCIA DO ESTUDO        

1.4 METODOLOGIA........................................................................................................6

2 NETWORKING – CONCEITUANDO        

2.1 ETIMOLOGIA        

2.2 CONCEITO        

2.3 CONSTRUINDO O NETWORKING        

2.3.1 DICAS PARA CONSTRUÇÃO DO NETWORKING..............................................11

3 CASE: CRIAÇÃO DO LINKEDIN................................................................................13

3.1 O INÍCIO DE UMA NOVA REDE SOCIAL...............................................................14

3.2 DADOS CORPORATIVOS.......................................................................................16

3.3 ENTREVISTA COM REID HOFFMAN.....................................................................17

3.4 COMO GERENCIAR O PERFIL DO LINKEDIN......................................................18

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20


  1. INTRODUÇÃO

        Os relacionamentos pessoais são um dos fatores que pesam no momento de indicação, contratações e até mesmo nas promoções e por isso, cultivá-los é uma das principais estratégias para o sucesso do plano de marketing pessoal. O networking nas redes sociais é uma das metas para fortalecer uma marca pessoal na internet. Enfim, como usar esses canais de forma eficaz para aumentar a rede de relacionamentos, como abordar e ser abordado.

        O fator que pode explicar a causa de tantos jovens estarem desempregados é a falta de habilidade e orientação no uso e na manutenção das suas redes sociais. Para que faça sentido, é necessário acrescentar conteúdos úteis aos contatos, complementando o perfil, a informação e sugerindo novos rumos para as discussões.

        


  1. PROBLEMA

Durante o uso das redes sociais é possível observar o mau comportamento das pessoas, independente da idade. Porém, o que faz este tema se tornar preocupante, é a maneira negativa que pode soar cada postagem durante um processo de admissão para um novo emprego e também, na manutenção de funções, impedindo a promoção do colaborador.

1.2 OBJETIVOS

Esta pesquisa visa orientar os profissionais e os jovens em ascensão no mercado de trabalho como utilizar as redes sociais profissionais a seu favor, valorizando seu perfil e suas habilidades.

1.3 RELEVÂNCIA DO ESTUDO

Embora sejam redes sociais públicas, os candidatos e também internautas, podem ser severamente prejudicados num processo de admissão ou promoção. A pesquisa irá proporcionar orientações de como transformar a rede social num instrumento de divulgação do próprio currículo e marketing pessoal, conhecimentos e habilidades. Sendo assim, economizar os custos gastos em sites de divulgação de vagas e currículos.

1.4 METODOLOGIA

A metodologia usada para essa pesquisa foi o estudo de caso. Segundo Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange todas as abordagens especificas de coleta e análise de dados. Ele Investiga um fato partindo do contexto real, usando múltiplas fontes de evidências. Eles podem ser exploratórios, descritivos e analíticos.

Este estudo de caso é descritivo e trata do case: Criação do LinkedIn. A finalidade da pesquisa descritiva é registrar e analisar os fatos, onde não há interferência do pesquisador.


2 NETWORKING – CONCEITUANDO

2.1 ETIMOLOGIA

A palavra NETWORKING é a junção de dois termos: “net” e “working” que significam, respectivamente, rede e trabalhando. O termo em si representa uma rede de contatos profissionais que possibilita a pessoa a conquistar uma boa colocação profissional por estar por dentro de informações, negociações e eventos de integrantes de empresas. [pic 2][pic 3]

2.2 CONCEITO

        Segundo Minarelli (2010), fazer networking é cultivar a rede de relacionamentos, assumindo que vivemos em rede, somos conectados e interdependentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (350.7 Kb)   docx (131.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com