TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formacao online na Adm Publica

Por:   •  3/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.042 Palavras (17 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 17

ANEXO 5. Pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades da formação on-line nas administrações públicas da América Latina

Ricardo Cospedal

Fundação CEDDET

rcospedal@ceddet.org 

Leopoldo Díaz-Moure

Fundação CEDDET

ldiaz@ceddet.org

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo fazer um diagnóstico da formação on-line no âmbito das administrações públicas da América Latina a partir da análise DAFO ou SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, na sigla em inglês) com o intuito de identificar os pontos fortes e os pontos fracos das administrações públicas da região e a inter-relação desses pontos com as oportunidades e ameaças do ambiente relativas à expansão da formação on-line nessas administrações públicas.

Palavras-chave: DAFO, e-learning, administração pública, América Latina

ABSTRACT

The objective of this paper is to establish a diagnosis of the online training within the Latin American Public Service from SWOT analysis (strengths, weaknesses, threats, strengths and opportunities). The purpose is to identify the strengths and weaknesses of Latin American Public Service, and the interrelationship of these points with the opportunities and threats in the environment with regard to the expansion of online training in Latin American Public Service.

Key Words: SWOT, e-learning, Public Service, Latin America

Este paper foi preparado para a Conferência Internacional de Educação a Distância, realizada no período de 24 a 26 de novembro de 2008, em Santo Domingo, República Dominicana.

A Administração Pública da América Latina vive imersa num intenso processo de reforma e transformação de suas estruturas de governo e de funcionamento como consequência de dois fatores. Por um lado, o surgimento de novas abordagens – Nova Gestão e Gestão de Qualidade Total – que definem o Estado não como uma unidade monolítica e absoluta, mas como entidade que se relaciona com o Mercado e a Sociedade. Por outro lado, a tomada de consciência do uso da internet e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como forma de melhorar a qualidade na prestação dos serviços públicos.

Como consequência dessas mudanças, a aplicação das TIC na administração pública foi considerada uma estratégia importante de reforma do governo, no intuito de atingir a “Boa Governança”. No entanto, o nível de institucionalização do governo eletrônico depende dos esforços das administrações públicas no sentido de melhorar a capacidade de seus servidores nesse âmbito.

Uma dentre as múltiplas estratégias para atingir a “Boa Governança” é a denominada “governar educando”, ou seja, empreender um processo de mudança – dinâmico e continuado – baseado na transmissão de novos conhecimentos, habilidades e idéias relacionadas à criação de estratégias, à tomada de decisões e à liderança.

O presente trabalho tem por objetivo fazer um diagnóstico da formação on-line no âmbito das administrações públicas da América Latina a partir da análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, na sigla em inglês) visando identificar os pontos fortes e os pontos fracos das administrações públicas da região e a inter-relação desses pontos com as oportunidades e ameaças do ambiente.

Este trabalho se divide em três partes. Na primeira, descreve-se o nascimento do e-learning e suas vantagens e desvantagens como modalidade de ensino. A segunda consiste numa análise externa e interna da formação on-line nas administrações públicas da América Latina. A última parte é dedicada às conclusões do estudo.

MODALIDADES DE FORMAÇÃO BASEADAS NA INTERNET

Em 1969, bem antes de a Internet ser criada, o rádio e a televisão eram o que havia de mais moderno em termos de inovações tecnológicas de transmissão de conhecimento e experiências empregadas no âmbito do ensino nos Estados Unidos.[1]. Na Europa, porém, rádio e televisão só vieram a ser adotados em 1971, quando a Open University de Londres deu início aos primeiros programas educativos radiofônicos e televisivos.[2].

No início, o uso da internet como nova ferramenta tecnológica se limitava à comunicação e à pesquisa de informação[3]. Mas o e-learning – entendido como o uso de internet na metodologia e nos processos de ensino e aprendizagem – somente veio a se disseminar como modalidade de ensino nas universidades, empresas e órgãos governamentais na década de noventa.

Essa expansão do e-learning como modalidade de ensino não depende apenas da vontade individual de querer aprender por meio da internet, mas também das decisões políticas[4] adotadas pelo Governo quanto ao uso da internet: desde o inexistente uso da rede para atividades educacionais até seu uso intensivo nos processos docentes, passando por diversas situações intermediárias (Duart et al., 2008).

Maneiras de usar a internet

Uso quase inexistente da rede para atividades com fins educativos

A organização se limita a criar contas de e-mail para seus funcionários e a fornecer acesso à intranet corporativa da instituição[5].

Uso da internet como apoio ao processo de ensino e aprendizagem

Esta fase se caracteriza pela substituição de uma tecnologia já existente (fotocopiadoras, impressoras, telefone, etc.) pela internet (digitalização dos conteúdos). Portanto, não é ao processo de formação que se dá ênfase, mas ao modo de distribuição do material necessário ao desenvolvimento do ensino e ao aprendizado.

Uso da internet como complemento no processo de ensino e aprendizagem

Esta fase tem a particularidade de que o uso da tecnologia (e-mail, fóruns, etc.) não faz parte da atividade docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (288.4 Kb)   docx (800.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com