TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da gestao financeira em tempos de crise

Por:   •  30/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 2

Peço que, após assistirem ao vídeo “A importância da gestão financeira em tempos de crise” disponível abaixo, reflitam sobre o futuro desta atividade nas empresas e respondam à seguinte pergunta:

  • Qual é a tendência desta atividade para os próximos 5 anos?

Com o inicio da recessão em 2015, o cenário econômico e político no Brasil começou a apresentar incertezas. O contexto atual faz com que as empresas enfrentem desafios diários, tendo que agir com cautela nas tomadas de decisão, ao ver sua margem de lucro regredindo em relação ao mesmo período de anos anteriores.

No momento, algumas empresas estão se reestruturando para que, financeiramente, possam sobreviver no mercado. Diversas ações estão sendo realizadas para que as companhias consigam respirar, diminuição na folha de pagamento é uma das primeiras opções em boa parte delas. Em contrapartida, sabendo que tudo é passageiro, outras empresas estão aproveitando o momento para aumentar a produtividade através da capacitação dos colaboradores através de cursos, treinamentos e reciclagens, a fim de se preparar para estar à frente da concorrência, inovando e conhecendo cada vez mais o produto.

Há, por meio de alguns estudiosos, perspectivas de melhora econômica para 2017. Com isso a tendência para os próximos 5 anos é que as empresas estejam se preparando para um melhor cenário, sem tomar decisões precipitadas, com base em um planejamento, ou seja, rever sua viabilidade financeira, a estimativa de novos investimentos, reprojetar novos cenários (pessimista, otimista e esperado) e analisar constantemente se estão de acordo.

Tão importante quanto as colocações anteriores é que as empresas controlem o fluxo de caixa a curto, médio e longo prazo, para que não se perca a liquidez, controlando entradas e saídas, reservando o que foi estipulado e diminuindo custos e endividamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com